TURISMO

Paraná terá mais de 60 mil leitos para a Copa de 2014

Os secretários Jackson Pitombo (Turismo) e Mario Celso Cunha (Copa 2014) participaram no Ministério do Turismo, em Brasília, de uma reunião sobre o Plano de Acomodação para a Copa do Mundo. Os participatantes trataram do número de vagas em hotéis, mapeamento da oferta e acomodação alternativa, monitoramento das vagas futuras e estratégia de divulgação. Também participaram do encontro a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Juliana Vosnika, e a assessora técnica do órgão, Adriane Vortolin.

“Hoje o Paraná já tem mais de 60 mil leitos disponíveis, além da opção dos pequenos meios de hospedagem. Só em Curitiba, são 18.500 leitos, devendo chegar a 20 mil até a Copa do Mundo. Foz do Iguaçu, que hoje tem 22 mil leitos, deve chegar a 35 mil até o mundial”, informou Mario Celso Cunha.

O secretário Jackson Pitombo ressaltou o trabalho realizado na área. “Estamos trabalhando em cima da infraestrutura turística, com foco nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), sinalização e mapeamento dos locais indutores do turismo no Paraná”, afirmou.

Conforme a presidente do IMT, além dos diversos pontos turísticos que Curitiba apresenta, foi destacada a Linha Turismo, que desde a implantação teve mais de cinco milhões de embarques. “Só em 2011 foram mais de 600 mil embarques”, disse Vosnika.

O diretor do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes, fez um relato sobre recente pesquisa do IBGE, que aponta um total de 751.490 leitos disponíveis nas doze sedes do Brasil, em 7.994 hotéis.

“Precisamos levantar com precisão os números de casas que serão alugadas para a Copa, também da hospedagem domiciliar (quartos e suítes), além de outras alternativas como camping, clubes e alojamentos universitários”, lembrou Lopes.

O assessor técnico do Ministério do Turismo, Hermano Gonçalves de Souza Carvalho, lembrou da importância de informações nos aeroportos. “É necessária a instalação de totens em todos os aeroportos das doze sedes da Copa, além de identificar os pontos onde estarão colocados os CATs”, disse Hermano.

Outro tema discutido foi o critério da seleção dos produtos turísticos. “Devemos relacionar pontos e produtos numa distância de até 150 quilômetros para deslocamento via terrestre a partir da sede, ou até 2 horas de vôos em locais acima de 150 quilômetros de distância”, afirmou Sérgio Flores de Albuquerque, da Embratur

Outro ponto debatido foi a presença da mídia internacional. “Vamos cuidar muito bem dos jornalistas estrangeiros, dando total apoio com informações e estrutura. Faremos o 1º Tour de Agências de Notícias Internacionais, o Press Trip Copa das Confederações, de 2 a 13 de dezembro, passando pelas seis sedes de 2013, estendendo depois para as outras seis da Copa do Mundo 2014”, disse a assessora da Presidência da Embratur, Kátia Cristina Alves Bittencourt.

“A Embratur elaborou um Guia Turístico em 6 idiomas, com informações das doze sedes e mais 148 destinos turísticos. Estamos também atuando no Goal to Brasil, divulgando as sedes em 14 países pré-selecionados”, completou Kátia.

Outra iniciativa da Embratur é o desenvolvimento de uma campanha para identificar a maior torcida da América Latina, estimulando a participação de países vizinhos como Argentina, Paraguai e Uruguai, além do Chile e México. Outra campanha que está preparada para entrar no ar é ‘O Mundo se Encontra no Brasil. Venha Celebrar a Vida’.

Também foi apresentado um quadro atual do programa Pronatec, do Ministério do Turismo. A responsável pelo programa, Marcela Dieckmann Jeolás, atualizou os números. “A terceira fase do Pronatec será aberta em novembro, com 52 cursos profissionalizantes”, infomrou Marcela. São dois tipos de Pronatec, o da Copa e o In Company, modalidade voltada para a formação de turmas específicas em empresas. Os cursos são gratuitos, com aulas presenciais.

Outro destaque da reunião ficou por conta do Ministério da Cultura, com a presença de Jeanine Pires, secretária-executiva do Ministério, e Renata Monteiro, assessora técnica. Foram abordados temas como Eventos Culturais Copa, Fan Fest e Arenas Culturais.