CIDADE

Prefeitura vai cadastrar clínicas veterinárias para realizar castração de cães e gatos

Clínicas e hospitais veterinários interresados em prestar serviços para realização de cirurgias para esterilização de cães e gatos, com remuneração a preço único, podem participar do processo licitatório da Prefeitura, que disponibiliza verba de R$ 70 mil para realização de mil castrações no período de um ano, totalizando 20 por semana, que serão distribuídas entre as clínicas habilitadas no processo.

Os serviços serão oferecidos para a população de forma gratuita, atendendo o cadastro do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, que continuará realizando as cirurgias nos animais recolhidos pelo centro e disponibilizados para adoção. “O centro já dispõe de um cadastro de proprietários de animais interessados na castração, que serão prioritamente chamados. Depois de seguir essa lista vamos cadastar novos interessados, que já podem entrar em contato com o CCZ pelo fone 3901-1176”, explica a gerente de controle de zoonoses, Marilda Fonseca de Oliveira.

Os documentos para o credenciamento da clínicas podem ser entregues na Prefeitura até o dia 22 de novembro, quando ocorrerá a abertura dos envelopes às 9 horas. O edital de licitação está disponível no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br – licitações – processo 2607/2012. Poderão ser castrados cães e gatos de ambos os sexos com no mínimo 90 dias e no máximo 7 anos.

Programa

A iniciativa da Prefeitura faz parte do Programa de Controle de Populações de Animais Domésticos, previsto na lei municipal 6744. “A necessidade de castração é para o controle de natalidade de animais domésticos, uma vez que o problema da superpopulação de animais na área urbana é crescente em todas as cidades”, diz a gerente de zoonoses, lembrando que o mais importante “ainda é a educação em posse responsável de animais, cuidando de seus animais com responsabilidade para não terem acesso às ruas, onde podem adquirir parasitas causadores de doenças, zoonoses, pegar cria e serem atropelados. O cuidado do dono é fundamental”, alerta Marilda.

Serviço

Informações com a gerente de controle de zoonoses, Marilda Fonseca de Oliveira, pelo telefone 3218-3136