CIDADE

Comissão conclui: prédio da cafeeira é irrecuperável

A Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico de Maringá descarta a possibilidade de tombamento das instalações de uma antiga máquina de beneficiamento de café, localizada na Avenida Mauá.

A decisão foi tomada durante reunião nesta terça-feira, dia 9, entre os membros da comissão, que é composta por três secretários municipais, dois professores da UEM, dois professores do Cesumar e um representante da AEAM (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá).

De acordo com a diretora municipal da Cultura, Flor de Maria Duarte, a idéia original da comissão era propor a transformação da antiga cafeeira em um patrimônio público de preservação de equipamentos e objetos componentes da história do café na região.

"Entretanto o mau estado de conservação do imóvel inviabiliza o seu tombamento e restauração", afirma.

HISTÓRIA:

A Máquina de Café Santo Antonio foi construída em 1949 e funcionou até o início dos anos 80 no terreno de 1,2 mil metros quadrados onde ainda restam um galpão de madeira, o escritório administrativo, a balança, o palheiro, o abafador e uma tulha para armazenamento de café beneficiado - única parte que ainda permite reaproveitamento.

Inspeções realizadas por engenheiros e arquitetos constataram que as demais instalações apresentam paredes caindo, assoalho apodrecido, falhas no telhado e aspecto geral de abandono do imóvel.

"Se a iniciativa de preservação tivesse sido tomada há dois ou três anos, o estado do imóvel poderia até permitir sua preservação", assegura a diretora da Cultura, acrescentando que outros prédios antigos estão sendo avaliados dentro da política de preservação do patrimônio histórico do município.

"Mas para cada tombamento há uma especificidade e tudo isso precisa antes ser discutido com a comunidade", conclui.

Mais informações: 3901-1823 (Secretaria da Cultura)

Pmm