NEGÓCIOS

Artesã maringaense vence o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, no Paraná

E na última segunda-feira (1) a entidade conquistou mais um motivo para comemorar.

Artesã maringaense vence o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, no Paraná
Marie Sakamoto Nishio presidente da Associação Artesanato Santo Antonio.

Melhoria da renda familiar, qualidade de vida e reconquista da autoestima são alguns dos resultados, obtidos em equipe, que motivam a presidente da Associação Artesanato Santo Antonio,cadastrada pela Prefeitura de Maringá, Marie Sakamoto Nishio, na tarefa diária, desafiadora e gratificante de proporcionar mudanças significativas na realidade de inúmeras pessoas por meio do artesanato.

É que Marie Nishio foi a vencedora da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na Categoria Negócios Coletivos. A divulgação ocorreu durante a cerimônia da XXII Convenção da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, em Foz do Iguaçu.

Com a vitória, Marie Nishio passa a representar o Paraná na etapa nacional do Prêmio, que acontece no dia 7 de março de 2013, véspera do Dia Internacional da Mulher, em Brasília. “Estamos muito felizes e lisonjeados pelo reconhecimento de nosso trabalho e esforço. A gente se sente valorizado e nossas forças se renovam para continuarmos juntos na batalha”, afirma a vencedora.

Há oito anos, o Sebrae reconhece iniciativas bem-sucedidas de empreendedorismo feminino no País, e a Santo Antonio é a primeira entidade do noroeste do Paraná a conquistar a premiação estadual na Categoria Negócios Coletivos. “Embora a associação seja uma das mais novas de nossa região, conquistamos o Prêmio. Estamos muito contentes, pois é sinal de que temos investido esforços no caminho certo”, comemora Marie.

História

Em 2004, depois de morar em diversas cidades do País, Marie Nishio desembarcou em Maringá, onde passou a dedicar-se ao voluntariado junto a um grupo de bordadeiras. A razão de viver de Marie, no entanto, veio apenas quatro anos depois, em 2008, quando nascia a Associação Artesanato Santo Antônio, um misto de voluntariado e de geração de renda para um grupo de artesãos.

Além de utilizar as diversas técnicas artesanais, como o bordado, tricô e crochê, a Santo Antônio também produz peças a partir de materiais recicláveis. “É uma atividade que exige dedicação e disciplina, porém, é muito gratificante, porque além de demonstrar uma atitude de preocupação com o meio ambiente, revigora os participantes, que passam a ser mais seguros, alegres e a ter liberdade econômica”, enfatiza Marie Nishio.

Atualmente, a entidade conta com 20 artesãos. A maioria é da terceira idade e, em alguns casos, médicos indicaram a associação como uma atividade terapêutica na luta contra depressão, solidão ou transtornos. “Não é fácil lidar com diferentes personalidades, mas estou convicta de que, quando há transparência, honestidade e boa vontade, é possível fazer a diferença e tirar dessas pessoas o seu melhor. Sem dúvidas, vale a pena. Muitos já deixaram de tomar remédios e todo esse aprendizado coletivo mudou a minha vida.”

Reconhecimento

Para o gerente regional do Sebrae/PR no noroeste do Estado, Luiz Carlos da Silva, mais do que uma premiação, a conquista do Prêmio Mulher de Negócios é um reconhecimento por um trabalho honrado, que mostra o quanto as mulheres são competentes nos negócios.

“A Santo Antonio traz muito orgulho para a nossa região porque é uma história de empreendedorismo feminino e de superação que faz diferença e serve de inspiração para quem está começando e também para aqueles que têm mais experiência nos negócios”, declara Luiz Carlos da Silva.

Na avaliação de Vânia Paula Claus, consultora do Sebrae/PR e gestora do Prêmio Mulher de Negócios na região noroeste, a premiação valoriza exemplos de mulheres que encontraram no empreendedorismo uma fonte de renda e de transformação social. “O Prêmio é fantástico porque reconhece e incentiva a história de luta dessas mulheres que são mães, filhas, esposas e, ainda, empresárias”, destaca.

O prefeito Silvio Barros parabeniza a vencedora e elogia o trabalho da Associação. “É um orgulho para Maringá termos uma representante para o prêmio nacional. Estamos torcendo para que a atividade da Associação Santo Antonio, tão bem comandada pela Marie Sakamoto Nishio, seja reconhecida também nacionalmente. Porém o prêmio estadual já é um grande motivo de comemoração”.