NEGÓCIOS

Central de negócios, em Maringá, lança selo de qualidade para o setor gráfico e de comunicação visu

Oito micro e pequenas empresas de Maringá e Sarandi, integrantes da Central de Negócios Gráficos e de Comunicação Visual, na região noroeste do Paraná, lançam, neste mês de setembro, um selo de qualidade que vai atestar a excelência de produtos e serviços do setor. A nova ferramenta objetiva garantir a qualidade e a credibilidade das empresas junto aos consumidores.

Gustavo Ishikawa, consultor do Sebrae/PR, explica que a certificação será concedida por meio de auditorias periódicas, que verificarão se as empresas se enquadram nos critérios e padrões de qualidade. “A expectativa, com o selo de qualidade, é fortalecer ainda mais o setor para que o grupo empresarial seja reconhecido como uma organização comprometida e composta por empresas consolidadas”, enfatiza.

O auxílio prestado pelo Sebrae/PR inclui consultorias e ações de capacitação com temas como relações interpessoais, liderança, cooperativismo, excelência de produtos e serviços, entre outros. A partir desses treinamentos, empresários e entidade desenvolveram os requisitos a serem seguidos pelo grupo para a conquista da certificação. “Capacitamos os recursos humanos, aperfeiçoamos os processos e, agora, é hora de refletir as melhorias com vistas em crescimento”, afirma Gustavo Ishikawa.

O proprietário da Gráfica Caiuá, Rangel Rampazzo, integra a rede de empresários da Central de Negócios e está otimista com o selo de qualidade. Para ele, este é um método confiável de mostrar aos clientes os benefícios de empresas que buscam implantar metodologias estruturadas e consolidadas. “É difícil manter um selo de qualidade, mas topamos o desafio e, com isso, esperamos conseguir diferencial no mercado”, saliente Rampazzo, que há mais de 12 anos atua no mercado gráfico de Maringá.

Para a empresária do Portal R2 Comunicação Visual, Maria Socorro de Freitas Ribeiro, que também participa da Central de Negócios, a certificação é importante porque revela o empenho de um trabalho coletivo em prol do aperfeiçoamento das lideranças, dos colaboradores e dos processos produtivos. “Com o selo, todos saem ganhando, porque o consumidor percebe a qualidade e a credibilidade do nosso trabalho e as empresas melhoram em resultados”, assinala.

Central de Negócios

A proposta da Central de Negócios, segundo o consultor do Sebrae/PR, é unir os empresários do setor gráfico e de comunicação visual para fomentar o desenvolvimento por meio do associativismo e da conquista de excelência em produtos e serviços de impressão. Criado em julho de 2011, o grupo conta com o apoio do Sebrae/PR e do Sindicato das Indústrias Gráficas de Maringá e Região (Singramar).

Atualmente, oito micro e pequenas empresas participam da Central de Negócios Gráficos e de Comunicação Visual. Entre elas, estão: Cópias e Cia, Gráfica Boa Ventura, Gráfica Freedon, Gráfica Caiuás, Gráfica Orfeu, Portal R2, Pama Print, e Nova Sthampa. Quinzenalmente, os empresários se reúnem no escritório do Sebrae/PR para discutirem ações e estratégias para o setor.

Gustavo Ishikawa esclarece ainda que as centrais de negócios são associações de empresas do mesmo ramo, que buscam ampliar os seus negócios ou alcançar soluções por meio de ações conjuntas. “É, com certeza, uma ótima maneira de ampliar a força, a união, a rentabilidade e, principalmente, a competitividade das micro e pequenas empresas”, complementa.

Mais informações ou interessados em integrar a Central de Negócios Gráficos e de Comunicação Visual podem entrar em contato com o Sebrae/PR em Maringá, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, Zona 7, telefone (44) 3220-3474. O contato é o Gustavo Ishikawa.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.