AÇÃO SOCIAL

Núcleo Setorial Automecânicas oferece inspeção veicular gratuita durante Semana do Trânsito

Pelo nono ano consecutivo e terceira vez como uma das atividades oficiais da Semana Nacional do Trânsito, o Núcleo Setorial Automecânicas, ligado ao Programa Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) oferece inspeção veicular gratuita neste sábado, 22. Cerca de 40 técnicos das empresas ligadas ao núcleo participam da ação, que verifica itens de segurança e do motor como pneus, escapamento, extintor de incêndio, alinhamento e balanceamento, óleo de freio e do motor etc. De posse do laudo que constata a condição do veículo, o proprietário pode procurar atendimento especializado. A atividade será realizada na Praça Raposo Tavares, entre 8 e 15 horas.

“O que fazemos é uma análise visual para servir de orientação sobre o estado do veículo. Também vamos analisar a emissão de gases para checar o nível de poluição”, diz Ângelo Junior, presidente do núcleo. De acordo com ele, cada verificação vai levar de 10 a 15 minutos para ser efetivada. No ano passado, 140 veículos foram inspecionados.

Programação

A programação diária da Semana Nacional de Trânsito feita pela Secretaria de Transportes (Setran) inclui teatro sobre trânsito para alunos das escolas municipais, que terão atividades na mini pista de trânsito montada na praça. A Polícia Militar também está no local com o Posto Avançado de Atendimento que, além de fornecer instruções ao público, também atenderá ocorrências de acidentes sem vítimas. De acordo com dados da Setran, 46 maringaenses morreram este ano em razão da violência no trânsito. Do total de vítimas, 15 eram jovens entre 18 e 29 anos.