AÇÃO SOCIAL

Excesso de velocidade é a infração mais cometida por paranaenses

A Semana Nacional de Trânsito 2012 começou na terça-feira (18) com o tema “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”. Dirigir até 20% mais rápido que a velocidade permitida é a infração mais cometida pelos paranaenses (301.502 multas) e representa 24% das 1.256.639 infrações registradas no primeiro semestre.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) preparou uma série de atividades voltada aos público jovem. As ações acontecem em sete universidades de Curitiba e Maringá e durante a noite, nos principais bares de Londrina, dentro da campanha “Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija”.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Melani, também participou da abertura da Semana, em Curitiba, em evento, organizado pelas Escolas de Trânsito do DER. Várias atividades educativas serão realizadas em diferentes regiões do Paraná.

Em todo o Estado, nos seis primeiros meses do ano, transitar em velocidade acima do permitido foi motivo de mais de 373 mil multas, aplicadas pela Polícia Militar, polícias rodoviárias Estadual e Federal e órgãos municipais de trânsito.

“O excesso de velocidade é a principal causa de acidentes de trânsito no Brasil. Aumentar a velocidade, ainda que seja em 10 quilômetros por hora, em uma via em que o permitido é 60 quilômetros por hora, por exemplo, é colocar sua vida, dos demais motoristas e dos pedestres em risco”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A mobilização integra as ações da “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/20”, da Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade coordena o projeto Vida do Trânsito em dez países, incluindo o Brasil.

Segundo a OMS, o tempo de resposta de um motorista numa situação normal é de 75 segundos. Isso significa que, ao dirigir um veículo a 90 quilômetros por hora, uma pessoa vai precisar de 18 metros para conseguir frear o carro antes da colisão. A 120 km/h essa distância já precisa ser 25 metros. “A velocidade tem ligação direta com o tempo de resposta para frear o carro, desviar de um objeto e evitar uma batida”, comenta Traad.

DETRAN

Em Maringá, as ações da Semana Nacional de Trânsito acontecem nos dia 19 e 20, no campus do Cesumar.

DER

Em Maringá, houve atendimento à comunidade e abordagem educativa no trânsito na Avenida Brasil, no centro da cidade.

Durante toda a semana serão realizadas outras atividades pelas Escolas de Trânsito do DER do Paraná, algumas em conjunto com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual e outros órgãos de trânsito. Também estão sendo realizadas apresentações teatrais, palestras, cursos para adultos e crianças e atendimento à comunidade de várias cidades.