AÇÃO SOCIAL

Portal do Procon disponibiliza informações e serviços para os consumidores

O Procon lançou nesta terça-feira (17), um Portal disponibilizando informações úteis e serviços para os consumidores. O espaço virtual pode ser acessado no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br ou diretamente no link www.maringa.pr.gov.br/procon. O site tem várias funcionalidades, concentrando o conteúdo em quatro pilares: informações, legislação, estatísticas e serviços para o consumidor.

O órgão atende atualmente mais de 23 mil pessoas por ano e dispõe de cerca de 50 servidores municipais. Segundo o diretor do Procon, Rodrigo Valente, o Portal é uma ferramenta para garantir os direitos dos consumidores de Maringá e para melhorar o atendimento.

“Desenvolvemos o site com base em outros portais do Paraná e do Brasil, buscando também a legislação internacional. Nossa intenção é disponibilizar serviços que permitam que o consumidor não precise se deslocar para obter informações e documentação, além de esclarecer as principais dúvidas sem precisar entrar em contato por telefone, por exemplo”, explica.

O Portal

Além de conter informações e orientações quanto ao direito do consumidor, o Portal do Procon também disponibiliza serviços. Nele, o consumidor pode imprimir o cartaz informativo do Procon, preencher e gerar procuração, bloquear o recebimento de ligações de telemarketing e se cadastrar para receber o informativo do órgão de proteção e defesa do consumidor.

O Portal disponibiliza também informações institucionais, números de atendimentos, dados de pesquisas, informações sobre fiscalização, legislação, consulta de processos, dicas ao consumidor, endereços e telefones informativos, perguntas frequentes, cadastros das reclamações fundamentadas, editais de notificação, sites úteis, estatísticas e comportamento de fornecedores em audiência.