AÇÃO SOCIAL

Comunidade do Jardim Aurora recebe 24ª horta comunitária

O Programa Municipal de Hortas Comunitárias vai entregar no próximo domingo, dia 16, no Jardim Aurora, a 24ª unidade instalada no município.

A cerimônia de entrega está marcada para as 9 horas da manhã, à Rua Pioneiro Antonio Marin, s/nº, nas proximidades do Jardim Olímpico, na região Oeste da cidade.

A nova horta vai atender a 30 famílias de baixa renda cadastradas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) e que moram no entorno da área destinada ao cultivo de hortaliças. Como ocorre com as outras 23 unidades implantadas, o sistema de plantio deverá obedecer a critérios de produção ecologicamente correta, sem a utilização de adubo químico ou defensivos agrotóxicos.

De acordo com o gerente do programa de Hortas Comunitárias, José Oliveira de Albuquerque, o foco principal é o consumo próprio de alimentos saudáveis, mas o excedente da produção poderá ser comercializado pelas famílias participantes do projeto.

Parcerias fundamentais

Coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), o Projeto Municipal de Hortas Comunitárias conta com 23 unidades implantadas nos bairros e distritos, atendendo atualmente a 730 famílias ou aproximadamente 2,8 mil pessoas do município.

Iniciado em 2007, o programa dinamiza a proposta de oferecer saúde, bem estar e melhor qualidade de vida para a população. Cada família beneficiada com a iniciativa é contemplada com dois canteiros para manutenção e plantio.

O programa municipal é desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Serviços Públicos, Saúde e Assistência Social e Cidadania, com apoio do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup) da UEM, Eletrosul, Usina de Açúcar Santa Terezinha, Ministério do Desenvolvimento Social, Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva (Ibsp), Agência Adventista de Desenvolvimento de Recurso Assistencial (ADRA), Rotary Clube Maringá Sul e Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/Unicamp.