EVENTO

Desfile cívico-militar marca comemorações do Dia da Independência

O tradicional desfile cívico-militar realizado todos os anos pela Prefeitura em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, vai reunir representantes de mais de 20 entidades, entre civis e militares na avenida XV de Novembro (em frente à Prefeitura). As comemorações terão início com o hasteamento das bandeiras realizado pelo prefeito Silvio Barros e autoridades às 9 horas. O desfile cívico-militar terá início às 9h30.

A estimativa da Secretaria de Cultura é de que mais de 15 mil pessoas prestigiem o desfile, que este ano terá como tema “Brava Gente Brasileira”. Além dos mais de 100 integrantes das tradicionais Ala Militar e Ala dos Convidados, o principal diferencial fica por conta da Ala Temática, que vai exibir uma performance seguindo o tema do desfile.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, convida todos a participarem das comemorações. “Nos preocupamos sempre em alterar os temas para proporcionar à comunidade diferentes espetáculos. O tema escolhido para este ano vai retratar a força da nossa nacionalidade”, ressalta.

Entre os atrativos oferecidos ao público este ano está a música tema composta especialmente para a ocasião por Ronaldo Gravino, que será apresentada ao vivo e vai retratar as cores da bandeira do Brasil. O Hino da Independência será interpretado pela servidora municipal Maria Madalena Martins Alves e maestro Vicente Neves.

Além das alas temáticas, também terão espaço as alas tradicionais dos militares, instituições de ensino, entidades, grupos folclóricos, associações e carros antigos.

Interdição

Para preparar o espaço em que será executado o desfile cívico-militar do dia 7 de setembro, a Prefeitura comunica a interdição de algumas ruas e avenidas e pede a colaboração da população para que procure vias alternativas nesta quinta-feira (6) e na sexta-feira (7).

Nesta quinta (6), a partir das 7 horas, será interditada a avenida XV de Novembro na altura da avenida Getúlio Vargas para montagem das arquibancadas. Também fica interditado o estacionamento do Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (ao lado dos Correios) para montagem do palanque.

Na sexta-feira (7), a partir das 7h30, a interdição será em um trecho maior, nas avenidas XV de Novembro, entre a São Paulo e a Paraná, além de partes da rua Silva Jardim, avenida São Paulo, avenida Getúlio Vargas e rua Piratininga atendendo a programação do desfile.

Ordem do Desfile

Ala Militar

01- Tiro de Guerra

02- 4º Batalhão da Polícia Militar e Polícia Ambiental

03- Guarda Municipal

04- 4º CIA da Polícia Rodoviária

05- Agentes Municipais de Trânsito

06- 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros

Ala Temática

07- Carro alegórico - mapa
08- Ala da etnia indígena

09- Ala da etnia portuguesa - Grupo folclórico “Os lusíadas”

10- Ala da etnia africana - Centro Cultural Jhamayka

11- Ala da etnia alemã - Grupo Folclórico Grunne Stadt

12- Ala da etnia árabe

13- Ala da etnia ucraniana - Grupo Folclórico Verkovena

14- Ala da etnia japonesa - Acema

Ala de Convidados

15- Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena

16- ANPR

17- Apae

18- Grupo de escoteiros Novo Horizonte

19- Grupo de escoteiros Verde Canção

20- Grupo de escoteiros Itiberê

21- Banda BSGI

22- Os desbravadores e aventureiros da igreja adventista

23- Associação comunitária do jardim alvorada - artes marciais

24- Som da banda e Escola Estadual João de Faria Piolli

25- Legião da Boa Vontade

26- Ordem Demoley

27- Instituição de Ensino Opção e Zeus

28- Banda Joubert de Carvalho

29- Motociclistas

30- Opala Clube de Maringá

31- Clube dos Carros Antigos

32- Clube dos Gaioleiros e Jipeiros

OBS: Ordem sujeita a alteração no dia do evento, no caso de algum cancelamento de participantes.