ECONOMIA

PIB do Paraná supera o brasileiro e cresce 2,6% no primeiro semestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 2,6% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo estimativa preliminar do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgada nesta segunda-feira (3). O resultado supera em dois pontos percentuais o aumento do PIB brasileiro, que foi de 0,6% no período, conforme divulgou na semana passada o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Os números confirmam as avaliações correntes de que o Estado está na contramão da tendência de retração observada em âmbito nacional”, afirma o presidente do Ipardes, Gilmar Lourenço. Segundo ele, esse cenário está relacionado “ao arranjo institucional celebrado entre o atual governo estadual e os demais atores sociais”. “Há uma combinação entre melhoria do ambiente de negócios e atração recorde de vultosos e diversificados investimentos industriais privados”, destacou.

Segundo o presidente do Ipardes, a economia paranaense poderia ter crescido mais se não fosse a queda superior a 10% do PIB agropecuário, resultado da estiagem que provocou quebra de mais de 20% na safra de verão, particularmente na soja. Nas demais variáveis empregadas para a medição do PIB, o desempenho paranaense foi positivo e, na maioria das situações, contrário ao do País.

A produção industrial brasileira, por exemplo, teve um decréscimo de 3,8%, enquanto a do Paraná cresceu 3,6%. O emprego nesse setor aumentou 3,3% no Estado em comparação com os seis primeiros meses do ano passado, contrapondo-se com a redução de 1,2% no Brasil.

As exportações cresceram 6,3% no Paraná no primeiro semestre, enquanto na média nacional houve decréscimo de 1,7. A massa salarial real do Paraná aumentou 10,9%; no País, o crescimento ficou em 3,5%. As vendas no comércio varejista também tiveram crescimento maior no Estado: 9,7%, enquanto no País o aumento foi de 7%.

Para o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, o resultado positivo do PIB paranaense em comparação com o nacional não é fruto do acaso. “O crescimento do PIB brasileiro está baseado no consumo. No Paraná, o aumento vem também do estímulo a investimentos diretos”, salientou. “A tendência é que cresça ainda mais, a partir da concretização dos financiamentos de cerca de R$ 1,5 bilhão que estão em negociação com organismos internacionais para novos investimentos.”

“O PIB reflete um círculo virtuoso que tomou conta do Estado desde janeiro de 2011”, afirmou o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly. “A mudança de governo deu credibilidade política e estabilidade jurídica para as empresas, trabalhadores e empresários.” Ele lembra que o programa Paraná Competitivo já atraiu R$ 18 bilhões de investimentos, gerando cerca de 90 mil empregos. “Isso se soma à ampliação de benefícios para micro e pequenas empresas e apoio ao meio rural paranaense”, completou.