EVENTO

COL abre inscrições do programa de voluntários para torneios da FIFA

O Comitê Organizador Local (COL) anunciou nesta terça-feira a abertura das inscrições para o Programa de Voluntários para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Serão disponibilizadas sete mil vagas para o primeiro torneio, que acontece em 2013, e 15 mil para o mundial.

O lançamento do programa aconteceu em Salvador. “Esta é uma das principais atividades relacionadas à Copa, pois abre a possibilidade da comunidade local se envolver diretamente com a organização da competição”, afirma o secretário de Assuntos para a Copa 2014, Mario Celso Cunha.

O lançamento do programa contou a presença dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, que fazem parte do COL. “A atmosfera de celebração e alegria da Copa vem dos voluntários. Até ontem, o COL era um time pequeno, de cerca de cem funcionários. A partir de hoje seremos milhares, unidos pelo mesmo objetivo”, afirmou o diretor-executivo de operações do COL, Ricardo Trade.

“Será um processo concorrido, e contamos com a dedicação e empenho de todos para que o voluntariado da Copa do Mundo da FIFA seja um momento de encontro e troca entre diferentes culturas, algo tão característico do Brasil”, completa o gerente de voluntários, Rodrigo Hermida.

LOCAIS - Os voluntários trabalharão nos estádios e em outros locais oficiais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, em áreas como serviços de transmissão, serviços de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos e competições, entre outras. O turno diário de trabalho pode durar até 10 horas. Para fazer o cadastro do interessado deve entrar no site da FIFA.

Não há um perfil definido para tornar-se voluntário. No entanto, é necessário ter 18 anos ou mais três meses antes do início dos eventos e ter disponibilidade para trabalhar durante 20 dias. Cerca de 90 mil candidatos participarão do treinamento on-line, que no caso da Copa das Confederações da FIFA 2013 começa em dezembro deste ano. Para esse evento, as dinâmicas de grupo ocorrem em janeiro e fevereiro, a alocação até março e o treinamento específico em abril e maio. A Copa do Mundo seguirá cronograma semelhante, um ano depois.