EVENTO

Mais de 600 veículos estiveram expostos no 6º Encontro de Carros Antigos de Maringá

Mais de 600 veículos estiveram expostos no 6º Encontro de Carros Antigos de Maringá
6º Encontro Anual de Carros Antigos de Maringá.
O número de visitantes e expositores no 6º Encontro Anual de Carros Antigos de Maringá superou a expectativa dos organizadores. O cenário da exposição foi o Centro de Convivência Comunitário – em frente ao Paço Municipal e à Catedral Nossa Senhora da Glória – por onde passaram cerca de 20 mil pessoas no período entre a manhã de sábado (18) e o final da tarde do último domingo.

De acordo com o presidente do Clube do Carro Antigo de Maringá (CCAM), Neudair Sanches, mais de 600 raridades da indústria automobilística nacional e de vários países estiveram no encontro deste ano. “Além de Maringá e cidades do noroeste, também comemoramos a presença e participação de clubes e colecionadores particulares de todas as regiões do Paraná e até da cidade de Ivinhema, no Mato Grosso do Sul”, comemorou o presidente.

Embora não tivesse sido obrigatória e sim, espontânea, a doação de alimentos não perecíveis para entrada na exposição resultou na arrecadação de duas toneladas de alimentos não perecíveis que serão entregues ao Provopar-Maringá e repassados para entidades assistenciais do município. “O sucesso verificado em mais este evento confirma que Maringá cada vez mais se consolida como referência também para os aficionados por carros antigos. Isso também nos serve de motivação na luta para a implantação de um museu do automóvel, que se tornará em mais uma atração turística para a cidade e região”, observou o prefeito.

Premiação dos destaques

No encerramento do encontro o presidente o prefeito Silvio Barros e o presidente do CCAM fizeram a entrega da premiação para os destaques da exposição.

Receberam placas comemorativas e brindes oferecidos pelos patrocinadores o proprietário da bicicleta, da moto e do carro mais antigo, o expositor que veio da localidade mais distante e o expositor e o clube que apresentaram o maior acervo no encontro.

Entre os Cadillac, Simca Chambord, Dodge Charger, Maverick, Puma, Scania, FNM e outros veículos que fizeram sucesso nas ruas e estradas em décadas passadas o prêmio para o veículo mais antigo da exposição ficou com um caminhão Ford, modelo T “Bigode”, fabricado em 1915. Com quase um século de existência, o raro exemplar tem a cabine fabricada artesanalmente em madeira e transmissão de três marchas: duas à frente e a ré. Ele competiu com automóveis clássicos e esportivos de várias marcas e de diferentes países de origem, além de jardineiras, picapes, utilitários, jipes, motocicletas, lambretas e bicicletas.

Parceria de sucesso

Paralelamente à exposição de veículos esteve em funcionamento uma praça de alimentação, uma feira de artesanato e dois estandes para venda de peças e acessórios para carros antigos no Centro de Convivência Comunitário.

No sábado – primeiro dia do encontro – os visitantes participaram da “Noite do Chorinho”, que esteve animada pelos sete integrantes do grupo Enxó de Bainha. No domingo, equipes do Hemocentro estiveram no local para atender os doadores de sangue.

O 6º Encontro Anual de Carros Antigos de Maringá foi organizado pelo Clube do Carro Antigo de Maringá em parceria com a Prefeitura de Maringá – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Provopar – e contou com o patrocínio da Noma Motors/revendedora Toyota, Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Zacarias Veículos, Unimed e Cocamar. Neste ano o evento obteve também o apoio da Real Rodas, Gráfica Regente, Bulmarplac e ML Locações.