ENSINO

Maringá conquista nota na educação equivalente à qualidade do ensino em países desenvolvidos

A rede municipal de educação conquistou a média 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que mede a qualidade da educação no Brasil, conforme dados divulgados na última terça-feira (14) pelo Ministério da Educação, superando no Paraná os municípios de Curitiba e Londrina.

Maringá atingiu a meta acima das projeções previstas para serem atingidas nos próximos 10 anos. Segundo o Ministério da Educação a média 6 corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos, e é a meta a ser conquistada pelas redes municipais e estaduais na educação em todo o Brasil em 2022.

De acordo com a secretária de Educação, Edith Dias, os grandes resultados no Ideb são reflexo do comprometimento dos servidores e prioridade da administração municipal com o setor, através da modernização e construção de unidades escolares, kits escolares diferenciados, capacitação e valorização de professores, além de um processo de continuidade da filosofia de trabalho.

“Nos últimos oito anos a área total construída de unidades escolares dobrou, com modernas estruturas. No ano de 2009, a administração implantou o plano de carreira do magistério que valorizou os professores. Mais um ponto importante desse sucesso são as formações continuadas que auxiliam os servidores para a qualidade da educação. Mas também não podemos nos esquecer dos funcionários que direta ou indiretamente são grandes responsáveis por essa conquista”, comemorou Edith, lembrando que em 2005 a nota do Ideb era a de 4,4.

Ainda segundo Edith outro ponto fundamental nas avaliações é a adesão da administração ao programa de contraturno escolar Mais Educação, que é desenvolvido em escolas municipais e oferece educação em tempo integral, com uma série de atividades integradas ao projeto pedagógico para desenvolver nas crianças habilidades manuais, esportivas e educacionais.

“Recentemente fomos elogiados por educadores japoneses da cidade Toyohashi que recebem imigrantes brasileiros, principalmente por esse programa de educação integral que oferece atividades que valorizam a formação artística, desportiva e intelectual”, lembrou a secretária, ressaltando a importância de outros programas como o Escola Aberta que abre as unidades escolares nos finais de semana e aproxima a comunidade, tornando os moradores da região grandes amigos da escola.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação.

A avaliação sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.