GOVERNO

Silvio Barros reassume após 100 dias de licença para participação na Rio+20

Participaram da solenidade autoridades, secretários e servidores municipais, que acompanharam a assinatura do termo de transmissão de cargo, seguindo o decreto 05/2012 e a mensagem de Lei 49/2012.

Silvio Barros reassume após 100 dias de licença para participação na Rio+20
Silvio Barros reassumiu a Prefeitura.

Silvio Barros reassumiu a Prefeitura de Maringá em cerimônia de transmissão de posse nesta terça-feira (14) após ter se licenciado por 100 dias para coordenar a participação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na Rio+20, conduzindo os interesses municipais nesse evento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável e novos desafios para um planeta ambientalmente saudável.

O prefeito agradeceu as demonstrações de consideração, a presença dos servidores municipais e membros da comunidade e aproveitou para falar dos planos para os próximos 4 meses è frente da Prefeitura. “Ainda temos muitas obras que serão concluídas até o final do ano e bons projetos para deixarmos encaminhados ou em andamento neste período”, disse.

Silvio Barros também lembrou que quando assumiu a Prefeitura de Maringá em 2005 tinha apenas uma obra em andamento, o rebaixamento da linha férrea. “Não só continuamos como fizemos também o projeto da Supervia, das vias laterais e conseguimos os recursos necessários que não estávam previstos no projeto anterior. Pegamos o sonho dos responsáveis e fizemos tornar realidade. Também vou deixar meus sonhos, bons projetos para Maringá, e espero que se tornem realidade”, declarou.

O chefe do Executivo também falou da importância de representar os municípios brasileiros na Rio+20 e da experiência adquirida nesse período de licença. “Essa licença foi uma decisão pessoal minha. Tomei essa decisão porque sempre me dediquei às preocupações com o meio ambiente e a Rio+20 foi o evento da década, uma oportunidade única para ter contato com este setor, com as lideranças do mundo na área. E quem mais tem a oportunidade de ajudar são os prefeitos, que podem se comprometer com as causas ambientais e fazer a diferença nas suas cidades”, afirmou.

Barros contou que durante a Rio+20 os prefeitos foram convidados a assinar compromissos de sustentabilidade e preservação ambiental. Ao todo 59 prefeitos do Brasil assinaram, por exemplo, o compromisso de reduzir a emissão de gás carbônico nas suas cidades, o que significa a redução da emissão desse gás em todo o México.

“A preservação ambiental e as decisões de sustentabilidade são responsabilidade de cada prefeito. Podemos fazer edificações públicas sustentáveis, com captação de água e energia renovável, como já temos em algumas obras da Prefeitura de Maringá. Para mim foi fundamental ter participado da Rio+20 com a missão de aprender e disseminar esse conhecimento o máximo que eu puder. Agora pretendo ajudar os prefeitos a encontrar o melhor caminho. Obrigado”, finalizou.

Viagem a Porto Alegre

Logo após a solenidade, Silvio Barros seguiu para uma viagem a Porto Alegre (RS), com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem). O grupo vai se reunir com o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região para tratar do potencial de Maringá para ser sede de uma extensão do tribunal.

A reunião servirá para formalizar a pretensão na criação e instalação de uma Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais em Maringá, apresentando os documentos que materializam as razões e qualidades do município em ser sede no interior do Paraná.