CULTURA

Museu Cesumar abre exposição "Olhares Antropológicos"

Foi aberta hoje (dia 8) e segue até o dia 24 deste mês, no Museu Cesumar, a exposição itinerante "Olhares Antropológicos", da artista plástica Janete Ferreira. São trinta fotos e diversos objetos que retratam a arte em diversas tribos indígenas do Brasil.

Janete Ferreira, que é professora de artes na rede pública de ensino, descobriu durante o curso de Artes Visuais feito no Cesumar uma identidade para trabalhar com fotografias. "Eu antes já fotografava, mas não tinha um direcionamento. No curso, senti a falta de referências da arte brasileira. Resolvi pesquisar indo direto na fonte e comecei esse trabalho", conta a artista, que hoje viaja o Brasil fotografando grupos étnicos .

Na exposição, os visitantes poderão conhecer detalhes do trabalho artístico de tribos como Xicrim, do Pará, Wajãpi, do Amazonas, Kaxinawás, do Acre, e ainda Xingu, Kayapó e Matis, esta última considerada a mais rara tribo isolada do Amazonas, entre outras.

As fotografias coloridas, no tamanho 60 X 30, fazem parte de um acervo de 1.100 imagens guardadas por Janete. Segundo a artista, o seu trabalho é um olhar diferente, mais artístico sobre os índios do Brasil.

Entre as peças que Janete traz diretamente das tribos que visita e que estão expostas no Museu, destacam-se cocares, trajes de dança, colares, cestos, esteiras, chocalhos, bonecos em madeira, cada um com um significado próprio.

A exposição no Museu Cesumar pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h30 às 12h15 e das 14h às 17h45 e, no sábado, das 10h às 16h.