MÚSICA

Orquestra Filarmônica Cesumar apresenta-se pela primeira vez no Teatro Guaíra

Com nove anos de história, a Orquestra Filarmônica Cesumar (OFC) apresenta-se pela primeira vez na capital do Estado levando ao Teatro Guaíra, no próximo dia 12 de agosto, o concerto "Temas de Filmes".

O repertório escolhido é o mesmo apresentado no início de julho no Teatro Calil Haddad, em Maringá, assistido por mais de 3 mil pessoas em três noites seguidas de espetáculo e um concerto didático, realizado em parceria com as Secretarias de Cultura e Educação e dirigido a estudantes do município.

Trata-se do primeiro concerto temático montado pela OFC, do qual constam trilhas sonoras de 15 filmes que marcaram época no cinema. O programa tem duração aproximada de uma hora e meia e inclui também partes interativas com os músicos e exibição de cenas em um telão, além da participação de cantores solistas que acompanham a Filarmônica Cesumar.

O tema de abertura da Fox, de Alfred Newman e as músicas dos filmes 2001 - Uma Odisséia no Espaço, A Missão, Harry Potter, Gladiador, A Lista de Schindler, Caçadores da Arca Perdida, O Senhor dos Aneis, Piratas do Caribe, Bonequinha de Luxo, Robin Hood, Titanic, Evita, O Príncipe do Egito e Meu Primeiro Amor integram o repertório.

Organizada no ano de 2003 e subsidiada pelo Centro Universitário de Maringá, a OFC é hoje a terceira maior orquestra do Paraná. Conta com 60 músicos divididos entre as sessões de cordas, sopros e percussão e tem como regente o jovem maestro Davi Oliveira, de 29 anos.

Neste ano de 2012, a OFC teve aprovado em sua totalidade um projeto junto ao Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura) que viabilizará um caminhão palco para levar suas apresentações a todo Estado do Paraná, podendo contar com os benefícios da Lei Rouanet.

Histórico

O maestro Davi Oliveira, ao lado do spalla Bruno Correa, foi responsável pela organização da Filarmônica ainda no ano de 2003. Os dois músicos transferiram-se de Belo Horizonte (MG) para Maringá a fim de encampar esse projeto, idealizado pelo reitor do Centro Universitário de Maringá, Wilson de Matos Silva.

Formado em música pela UEM, Oliveira estudou violino no Palácio das Artes de Belo Horizonte e foi regente da Orquestra de Câmara da Igreja Batista da Lagoinha. Foi aluno do maestro e violinista Eugene Ratchev e do maestro Henrique Vieira, ambos da OSUEL, tendo também como orientador o renomado maestro Roberto Tibiriçá, de São Paulo.

À frente da OFC e também do Departamento de Cultura e Arte do Cesumar, Oliveira realiza um trabalho que busca aproximar a música de orquestra da população. Muitos de seus concertos são didáticos. Em seus nove anos de história, a Filarmônica Cesumar já realizou mais de 200 apresentações em Maringá e cidades das regiões Norte e Noroeste do estado, como Londrina, Apucarana, Jacarezinho, Paranavaí, Campo Mourão, além de Presidente Prudente (SP), entre outras.

Para o maestro Davi Oliveira, apresentar-se na capital do Estado e no Teatro Guaíra é a concretização de um trabalho que vem sendo desenvolvido há 9 anos. "Estamos felizes e esperamos agradar ao público curitibano", diz Oliveira.

Serviço

Orquestra Filarmônica Cesumar

Concerto: "Temas de Filmes"

12 de agosto (domingo), às 20 horas

Guairão – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº – Centro. Curitiba).

Ingressos: disponíveis a partir de 30/07 mediante a troca de 1 k de alimento (não perecível)

Pontos de troca:

Bilheteria do Teatro Guaíra – av. XV de Novembro, 971 – de terça a sábado, das 12h às 21h.

Cesumar: rua Dr. Pedrosa, 55 (41) 3042-7520 – de segunda a sexta, das 9h às 21h e sábado, das 9h às 16h30.