ESPORTE

Maratona Pare de Fumar Correndo tem inscrições abertas até o dia 31

As inscrições para a IX Maratona de Revezamento “Vanderlei Cordeiro de Lima” - Pare de Fumar Correndo seguem abertas até a próxima terça-feira (31). Os interessados com idade mínima de 15 anos podem se inscrever através do site www.tabagismo.uem.br.

A Maratona de Revezamento de Maringá será disputada por equipes de oito atletas, com categorias masculinas, femininas e mistas. O circuito total tem 42.195 metros e cada atleta terá de percorrer cerca de 5.100 metros. Os prêmios variam de aparelhos de DVD até R$ 2,4 mil em dinheiro.

O evento comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo e está programado para acontecer no dia 26 de agosto. Cada equipe deve doar 30 quilos de alimentos não perecíveis para confirmar a inscrição. Os donativos serão repassados para as entidades assistenciais de Maringá e região cadastradas.

A promoção do evento é da Prefeitura de Maringá, Universidade Estadual de Maringá e Lions Clube de Maringá. A maratona tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Federação Paranaense de Atletismo, Associação Maringaense de Atletismo, Corpo de Bombeiros, IV Batalhão da Polícia Militar do Paraná, Tiro de Guerra, Comad e Associação SER.

Números parciais

Aproximadamente mil inscrições já foram feitas pelo site do Projeto Tabagismo. Segundo o coordenador geral da prova, Celso Conegero, “cerca de 10% dos inscritos se declararam fumantes e 5% ex-fumantes”, confirma. Ele se diz satisfeito com a expressiva participação de não fumantes. “A participação da comunidade em um evento destinado a conscientização e a prática de hábitos saudáveis é muito importante”, ressaltou.

Além da prova de revezamento, serviços de prevenção e controle ao tabaco devem ser disponibilizados gratuitamente. A Feira de Saúde, Esporte e Lazer terá palestras, oficinas e apresentação de trabalhos para conscientizar a comunidade sobre os malefícios do tabagismo.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone do Projeto Tabagismo, (44) 3011-5988.