EMPREGO

Audiência Pública tem como tema primeiro emprego

O Ministério do Trabalho irá realizar uma Audiência Pública sobre o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro emprego, nesta sexta-feira (29), às 19h30, no Auditório Hélio Moreira (anexo ao Paço Municipal).

O objetivo é mapear e habilitar entidades das organizações civis da região interessadas em participar das ações do Consórcio Social da Juventude de Maringá.

Na oportunidade também será apresentada a concepção e gestão dos Consórcios Sociais da Juventude, uma das ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego.

Os Consórcios Sociais da Juventude são constituídos por entidades e movimentos da sociedade civil organizada que desenvolvem ações dirigidas ao público juvenil (de 16 a 24 anos) de qualificação e de inserção de jovens em situação de risco pessoal e social no mundo do trabalho.

A portaria nº 332 Ministério do Trabalho e Emprego de 29 de junho de 2005, determina a aprovação do Termo de Referência do Consórcio Social da Juventude e do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens (PNPE).

Programa:

O Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens prevê a participação dos cidadãos como estratégia de inclusão da população jovem no mundo do trabalho.

Essa parceria permite que o governo possa aproveitar os resultados das ações de organizações da sociedade civil junto ao público jovem em situação de vulnerabilidade social.

O PNPE propõe e estimula a constituição dos "Consórcios Sociais da Juventude", que trabalham na complementação das ações do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Essas ações são executadas pela sociedade civil organizada a fim de atingir o público jovem e garantir a integração de políticas públicas de emprego.

Consórcio:

O Consórcio Social da Juventude é um projeto do PNPE em parceria com a sociedade civil.

A intenção é executar ações com foco no fomento à geração de postos de trabalho formais, na preparação para o primeiro emprego e na articulação com a sociedade civil.

Os Consórcios Sociais da Juventude buscam aproximação com os jovens submetidos a riscos sociais, a fim de alcançar o público jovem e garantir a eficiência da política pública.

Os Consórcios Sociais da Juventude não se restringem à ação de qualificação profissional do PNPE.

É uma das etapas para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Os consórcios devem ter metas de inserção de jovens a serem atendidos no mercado de trabalho.

Serviço:

Internet : www.mte.gov.br

Email: : dpj@mte.gov.br

Via Postal: Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude/DPJ Esplanada dos Ministérios, Bloco F, sala 217 – Brasília/DF Cep: 70059-900

Fax: (61) 3317-6952

Telefone: (61) 3317-6938
Pmm