INFRAESTRUTURA

Novo pátio do aeroporto de Maringá é inaugurado

Novo pátio do aeroporto de Maringá é inaugurado
Novo pátio com área de 13 mil m2.
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito estará em Maringá, nesta terça-feira (17), às 10 horas, inaugurando o novo pátio para grandes aeronaves do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior.

Com área de 13 mil metros quadrados, o novo pátio é o suporte necessário para a operação dos grandes aviões de transporte de cargas, proporcionando ao aeroporto as condições necessárias para o comércio internacional por via aérea.

A conquista é tão importante que traz o Comando Territorial Aéreo - (CMTAER) a Maringá e o governador Beto Richa estará representado na inauguração pelo secretário de Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros. Para o secretário, o novo pátio e o conjunto de outras melhorias introduzidas capacitam o aeroporto e colocam Maringá em novo patamar de possibilidades de desenvolvimento, na rota das cargas aéreas internacionais, ligando-nos de forma dinâmica, moderna e ágil ao Mercosul e ao comércio global.

Para o prefeito licenciado Silvio Barros, “durante muito tempo Maringá sonhou e trabalhou para conseguir seu Aeroporto Internacional de Cargas que agora é uma realidade que possibilita o comércio com países de todo o mundo”.

De acordo com o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, a primeira fase do programa de trabalho para capacitar o aeroporto começou em 2006 e foi até abril de 2007, com a portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), habilitando o Aeroporto para o Tráfego Internacional de Cargas. Fase seguinte: em junho de 2009 saíram os atos de alfandegamento assinados pela Receita Federal, tanto do Aeroporto quanto do Terminal de Cargas.

Valêncio assinala que quem trabalha com comércio exterior sabe bem o passo que foi dado e a importância desta conquista. “Hoje o Aeroporto de Maringá é um dos que mais crescem no brasil, passando de 217 mil passageiros em 2008, para quase 670 mil em 2011. Com expressivo aumento no número de passageiros atendidos em 4 anos, deve atingir neste ano números próximos a 800 mil passageiros e este novo pátio também vai aumentar a capacidade de recebermos mais aeronaves de passageiros”.

O superintendente do aeroporto explica que a melhoria vai se estender também para o transporte de cargas. “Até hoje recebemos grande aeronaves vindas de Miami com frequência de operações quinzenais e cargas limitadas, porque não tínhamos pátio com essa área e suporte. A partir de agora, investidos aproximadamente R$ 3 milhões levantados junto ao Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFFA) - 70% de aporte federal e 30% estadual – inaugurando o novo pátio estamos viabilizando a regularidade dos vôos internacionais de carga”.

Dentre outras conquistas aeroportuárias recentes, a Anac – Agência Nacional de Aviação Civil - elevou a categoria de segurança contra incêndio no Aeroporto de Maringá para 7, aumentando as condições favoráveis de capacidade operacional com aeronaves de grande porte.

Também está previsto para este segundo semestre de 2012, o início das obras para o aumento do comprimento atual da pista de 2.100 para 2.380 metros com uma taxiway (via através da qual a aeronave circula para a pista, terminal ou hangar) de 1.500 metros e também uma ampliação do terminal de passageiros para dar mais conforto e comodidade aos usuários.

Desde o início de 2008 o Aeroporto de Maringá opera uma moderna torre de controle de tráfego aéreo, a única do Brasil fora do sistema Infraero operada totalmente por civis.

Também tem em funcionamento a inspeção de bagagens de mão por meio de Raios X, atendendo normas internacionais e exigências do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o Cindacta II e da Anac.

A novidade agrega geração de empregos, rendas e tributos, possibilitando maiores investimentos e desenvolvimento social, descortinando novas possibilidades globais de exploração econômica e logística de transporte para o interior do Paraná, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo.