GOVERNO

Olga Agulhon assume Secretaria da Mulher de Maringá

A pedagoga Olga Maria Agulhon será nomeada secretária da Mulher, assumindo a pasta na Prefeitura de Maringá. A solenidade de posse está marcada para esta sexta-feira (13), às 9 horas, na Sala de Reuniões do Gabinete.

Olga assume a Secretaria em substituição a Terezinha Pereira, que deixou o cargo no início deste ano. A pasta vinha sendo comandada interinamente pela diretora, Norma Deffune Leandro.

A Secretaria da Mulher de Maringá, criada em março de 2005, foi a terceira a ser instituída no Paraná com o objetivo de defender os direitos e garantir a manifestação das mulheres.

Olga Agulhon é especialista em literatura brasileira, membro da União Brasileira de Trovadores – Seção Maringá e foi presidente da Academia de Letras. Como produtora rural, integra o Conselho de Administração da Cocamar. Foi professora particular e da rede municipal de ensino, diretora de creche e Pré-escola da LBV e coordenadora pedagógica da Pré-escola Primeiro Mundo.

Participando ativamente da vida cultural da cidade desde o início da década de 1990, já foi comentarista em mostras de vídeo, jurada de concursos de poesias, e já fez dezenas de palestras em escolas de Maringá e região, falando sobre seus livros, sobre leitura e literatura.

Fez parte da antiga União dos Escritores Maringaenses (UEMA), do Clube dos Trovadores de Maringá, da Sociedade de Cultura Latina do Paraná e da Sala do Poeta de Maringá.

Tem poesias, trovas e contos publicados em várias coletâneas, revistas e jornais literários, bem como várias premiações em concursos literários, especialmente na modalidade trova.