EVENTO

Crédito para pequenas empresas é tema de seminários em Maringá

Cidade recebe dois encontros, realizados pelo Sebrae/PR e Fiep, nos dias 18 e 19 de julho; eventos apresentam informações sobre produtos e serviços financeiros destinados aos pequenos negócios nos setores do varejo e vestuário

Linhas de financiamento destinadas a empreendimentos de pequeno porte e formas de acessar o crédito disponível no mercado serão tema do Seminário Regional Crédito, que será realizado nos dias 18 e 19 de julho, em Maringá.

Iniciativa do Sebrae/PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que conta com a parceria de instituições financeiras e associações empresariais, o evento terá duas edições na cidade, que está entre as 38 no Estado a receber a ação. No dia 18, o seminário será realizado para empresários do setor do varejo, e no dia 19, exclusivamente para empresas do setor do vestuário.

Em Maringá, palestras serão realizadas com representantes de instituições financeiras, que vão exemplificar quais produtos e serviços financeiros são destinados às micro e pequenas empresas. O contato oportuniza aos empresários buscarem informações sobre as linhas de financiamento que mais estão adequadas às suas demandas.

No evento do dia 18, além das palestras, ainda serão realizadas rodadas de negócios sobre crédito, ou seja, encontros nos quais os empreendedores e empresários agendam um atendimento individualizado com as instituições financeiras participantes.

Em 2012, com a ampliação da oferta de crédito, impulsionada pelas medidas do Governo Federal em reduzir os juros, e seguida pelos bancos privados, os empresários poderão avaliar, em um único evento, quais são as alternativas de financiamentos disponíveis em diversas instituições financeiras. Os recursos podem ser captados, por exemplo, para investimentos em máquinas e equipamentos, ampliação ou reformas de instalações e estruturas físicas das lojas, produção de novas fachadas ou vitrines, ou para capital de giro.

No Seminário Regional, os empresários também podem buscar informações sobre financiamentos disponíveis em programas de fomento, como o Microcrédito Produtivo Orientado – Programa Crescer, operacionalizado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, e as linhas disponíveis no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Programação e inscrições

No dia 18, o Seminário Regional de Crédito será realizado para empresários do setor do comércio varejista de Maringá e Região, às 19 horas, na sede do escritório regional da entidade, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116 – Bairro Zona 7. As inscrições são gratuitas. Informações no Sebrae/PR, pelo (44) 3220-3474.

O consultor do Sebrae/PR, Marcelo Wolff, explica que o objetivo do Seminário Regional é levar informações sobre financiamentos, para que, com conhecimento, os empresários possam buscar o ‘crédito consciente’.

“Não é buscar apenas o crédito, sem um objetivo definido ou claro sobre o que irá fazer com este dinheiro captado, mas sim ter planejamento para a correta aplicação do recurso. Na rodada de crédito, por exemplo, os empresários terão condições de conversar com os representantes dos bancos e aprofundar as informações repassadas nas palestras e iniciarem um relacionamento. A ideia nem é que eles já fechem negócios diretamente no evento, mas troquem contatos”, observa o consultor.

Ainda de acordo com Marcelo Wolff, micro e pequenas empresas que fazem parte do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, uma iniciativa do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR, que conta com o apoio de entidades locais, estão sendo convidadas para o Seminário. Em Maringá, a Rua Santos Dumont foi escolhida para passar pelo processo, no trecho compreendido entre a Avenida São Paulo e a Avenida Getúlio Vargas. Ao todo, são três quarteirões, que somam 125 micro e pequenas empresas varejistas.

“São empresas que passarão, também, por um processo de revitalização, seja no seu layout ou estrutura, para que esse comércio de rua, que está fora de grandes centros comerciais ou shopping centers, se tornem mais competitivos, e esses empresários vão demandar de linhas de financiamento”, observa.

Já no dia 19, o Seminário Regional será realizado para empresários do setor do vestuário de toda a região, reconhecida como polo têxtil do Estado e do País. O evento será realizado às 19 horas, na sede do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), que fica na Avenida Rebouças, 140 - Bairro Zona 10. As inscrições também são gratuitas. Informações no Sindivest, pelo (44) 3026-3379.

O consultor do Sebrae/PR, Élvio Saito, destaca que, no evento, os empresários terão condições de buscar informações concentradas, pois o evento reúne, em um único local, várias instituições financeiras, além de permitir o contato direto com os representantes dos banco, para tirar dúvidas.

“Inclusive, há linhas exclusivas voltadas ao APL (Arranjo Produtivo Local) do Vestuário Cianorte e Maringá. As empresas começam a preparar suas coleções de verão e alto verão e, às vezes, necessitam de capital de giro para dar suporte ao processo de produção. As empresas do setor, também, buscam recursos para investir em máquinas e equipamentos”, observa o consultor do Sebrae/PR.

Élvio Saito ainda destaque que, de acordo com o Governo Federal, a região de Maringá e Cianorte concentra mais de 3.800 empresas do setor do vestuário.

De julho e novembro, o Sebrae/PR e a Fiep realizam 41 Seminários Regionais de Crédito, em 38 cidades paranaenses, o que corresponde a um salto, em comparação as duas edições anteriores. Em 2010, a iniciativa chegou a 14 municípios. Em 2011, a 21 cidades.

Parceiros

Nos Seminários Regionais de Crédito, além de representantes do BNDES, estarão presentes técnicos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); do Banco do Brasil; da Caixa Econômica Federal; do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob); do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi); do Fomento Paraná e do Bradesco, além de representantes das Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), que operam nas regiões sudoeste, noroeste e oeste, modelo consolidado para a concessão de recursos financeiros para as micro e pequenas empresas.

Para realizar o Seminário Regional de Crédito em Maringá, o Sebrae/PR e a Fiep contam com o apoio do Sindvest; APL do Vestuário de Cianorte e Maringá; Prefeitura Municipal; e Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar).

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.