VESTIBULAR

Força-tarefa mantém ações de fiscalização durante o vestibular da UEM

Desde a última sexta-feira (6) está sendo fiscalizado com rigor o cumprimento da Lei Municipal 8.510/2009, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na área próxima ao campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) durante a realização do Vestibular 2012. Equipes que integram a força-tarefa divulgaram um balanço nesta segunda-feira (9). Três estabelecimentos foram autuados e fechados por não cumprirem a lei na sexta-feira (6). No final de semana não foi registrada nenhuma ocorrência.

As ações de fiscalização são executadas por integrantes do Gabinete de Gestão Integrada de Maringá (GGI-M), Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Associações de Bairros e Força Verde, que se concentram todos os dias a partir das 19 horas, na avenida Paranaguá, esquina com a Rua Mário Clapier Urbinati.

Durante todo o período do vestibular, integrantes da força-tarefa estão promovendo uma série de ações para garantir tranquilidade à população e à comunidade estudantil. Um efetivo de 50 policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal realiza patrulhamento diário, incluindo o trabalho da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU).

Agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes reforçam as operações, disponibilizando motociclistas e viaturas para balizar o trânsito e o fluxo de veículos, mantendo o módulo da Setran em local visível servindo de base operacional.

Segundo o diretor de Defesa Social e chefe da Guarda Municipal, Rogério Mello, o objetivo para esta edição do vestibular é gerar tranquilidade para todos. “A meta principal é assegurar a situação de harmonia e respeito mútuo até o final das provas, garantindo tranquilidade à população e à comunidade estudantil durante o período do vestibular. A finalidade das ações integradas também é conter eventuais exageros em festas, som alto, acidentes de trânsito, brigas e confusões nas imediações da universidade”, explica.

Lei Seca

O espaço sob restrição de comercialização de bebidas alcoólicas abrange o quadrilátero compreendido entre a Avenida Colombo, Rua Vitória (na Vila Esperança), Avenida Morangueira e Rua Quintino Bocaiúva (na Zona 7), onde fica concentrada grande parte dos estudantes que prestam o vestibular, excluindo a Rua Vitória e a Avenida Morangueira. O período de proibição vai até as 24 horas de terça-feira (10), após o encerramento das provas.

Os donos de bares, lanchonetes e restaurantes que descumprirem a lei podem ser multados em R$ 5 mil e os vendedores ambulantes em R$ 500. O diretor de Fiscalização, Marco Antônio Lopes de Azevedo, explica que em caso de flagrante do comércio de bebidas alcoólicas, a mercadoria será apreendida e os consumidores em vias públicas terão o produto apreendido e descartado.

“A diferença este ano é que estamos disponibilizando um serviço em regime de plantão com a unidade móvel da Fiscalização, que fica de prontidão para atender se houver alguma ocorrência de estabelecimentos que não cumprirem a lei e comercializarem bebidas alcoólicas. A unidade conta com Internet e computadores, permitindo que a multa seja lavrada no momento da infração”, conta.