COMÉRCIO

Indicado pelo Sivamar, Fernando Ferraz recebe sexta-feira troféu Guerreiro do Comércio

A premiação será entregue na próxima sexta-feira (dia 13), em Curitiba, pelo Sistema Fecomércio-PR.

Indicado pelo Sivamar, Fernando Ferraz recebe sexta-feira troféu Guerreiro do Comércio
Empresário Fernando José de Faria Ferraz, do grupo FA Maringá.

O empresário Fernando José de Faria Ferraz, do grupo FA Maringá, foi indicado pelo Sivamar para receber o troféu Guerreiro do Comércio.

Ferraz chegou ao Brasil em 1957, vindo de Portugal, e estabeleceu-se em Maringá. Neste ano iniciou sua vida profissional como caixeiro viajante da empresa Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Em 1961, em sociedade com o irmão Mário José Ferraz, fundou uma loja de tecidos e confecções em Guaíra, que mais tarde abriu filiais em Terra Roxa, Altônia e Eldorado, em Mato Grosso do Sul. Em 1964 fundou a empresa Fábrica de Acolchoados Maringá e mais tarde, em 1970, a Confecções Bandeirantes, empresas que deram origem ao grupo FA Maringá. Em abril deste ano, o grupo FA Maringá inaugurou na cidade a Bandfashion, uma das maiores lojas do atacado do Brasil, seguindo um novo estilo de vendas no atacado, baseado no lifestyle. Para isso, conceitos do varejo foram aplicados por um dos maiores especialistas no assunto, o arquiteto Júlio Takano, da Kawahara & Takano.

A cerimônia de premiação do Guerreiro do Comércio será realizada no Paraná Clube, em Curitiba. Todos os 51 empresários que receberão o troféu foram indicados seguindo critérios de tempo de mercado, projeção, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial e destaca os empresários que geraram oportunidades de trabalho, ajudando a impulsionar o desenvolvimento do Paraná.

Desde que o prêmio foi criado, em 2006, 351 empresários foram homenageados. Um troféu em bronze, confeccionado pelo artista plástico Luiz Gagliastri, é entregue aos homenageados. A obra representa uma figura humana estilizada, com pés alados, fazendo alusão ao deus do Comércio, Mercúrio, que segura uma lança com uma pedra de cristal de rocha.

Este ano, uma homenagem especial será entregue aos familiares de Moisés Bergerson, empresário de origem polonesa que criou a maior rede de joalherias do sul do Brasil e que viveu por quase 50 anos no país, até a sua morte.

Na oportunidade em que premia empresários de destaque a Fecomércio PR entrega também a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”. Em 44 anos de existência da honraria, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, será o nono homenageado com o título.