ENSINO

Universidade de Angola firma parceria com o Cesumar

Uma comitiva da Universidade Técnica de Angola (Utanga), formada pelo reitor, Victorino Reis, o vice-reitor, João Saveia, alguns professores e técnicos administrativos, esteve em visita ao Cesumar nesta segunda-feira, a fim de conhecer a realidade da instituição, assim como fizeram em outras universidades brasileiras, como a USP e a UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Após encontro com o reitor Wilson de Matos Silva, o vice-reitor, Wilson Filho, diretores e membros do colegiado, os representantes das duas instituições firmaram um convênio de cooperação técnica e científica, que visa ao intercâmbio e troca de conhecimentos entre as duas instituições.

Os representantes de Utanga vieram ao Brasil em busca de experiências que possam contribuir com o enriquecimento do ensino superior em Angola, país que possui cerca de 17 milhões de habitantes e pouco mais de 200 mil estudantes no ensino de terceiro grau e precisa vencer ainda muitos desafios para melhoria dessa formação.

Segundo o reitor Victorino Reis, Utanga que é uma das principais universidades privadas do país, precisa fortalecer as áreas de pesquisa, extensão e pós-graduação. "Escolhemos o Cesumar para buscarmos uma parceria por acreditar que há semelhanças entre nossas instituições e poderemos enriquecer nossas experiências", disse o reitor, que também assinou convênios com a USP e UFBA.

A parceria entre o Cesumar e Utanga poderá se dar pela elaboração de projetos conjuntos de ensino e pesquisa, desenvolvimento de programas conjuntos de pós-graduação, orientação e co-orientação de dissertações, como também auxílio na montagem de laboratórios e bibliotecas, formação inicial e contínua de docentes e pessoal técnico, além de intercâmbio de alunos.