CULTURA

Para prospectar negócios, japoneses de Toyohashi visitam ACIM

Uma comitiva de empresários e lideranças Toyohashi visitou a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), nesta quinta-feira (dia 28). Do lado japonês, participaram do encontro o prefeito da cidade, Koichi Sahara, os secretários municipais Masatoshi Kato e Masahiro Takikawa, o vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Toyohashi, Isao Ishiguro, entre outros. O grupo foi recepcionado pelo presidente da ACIM, Marco Tadeu Barbosa, diretores da entidade, empresários, lideranças locais e pelo deputado Luiz Nishimori.

No encontro o prefeito Sahara discursando em português, língua aprendida durante os três anos que viveu no Brasil, explicou quais são as matrizes econômicas de Toyohashi e que o porto da cidade japonesa é um dos maiores do mundo em volume de importação e exportação de automóveis. Segundo ele, a cidade também se destaca por ser uma grande produtora de frutas, legumes e flores. “Queremos fazer intercâmbio econômico com as empresas de Maringá e região, em especial na área de agronegócio. Viemos conhecer a economia de Maringá e apresentar a economia de Toyohashi”, resumiu.

Isao Ishiguro, da Câmara de Comércio e Indústria de Toyohashi, veio ao Brasil pela quarta vez, sendo a primeira a Maringá. Ele disse que há 15 anos mantém parceria com produtores de Holambra, importando mudas de crisântemo e também discutiu a possibilidade de negócios. O empresário destacou que a mão de obra de Toyohashi é bastante especializada e que a cidade fica na região central do Japão, entre Tóquio e Osaka, o que a torna estratégica. “Viajei por várias regiões do Paraná e vi que há muito espaço para a agricultura, o que não há em Toyohashi”. A Câmara de Comércio da cidade japonesa tem 5,4 mil membros e divide-se em 15 setores, como construção civil e metalurgia. O município tem 380 mil habitantes.

O prefeito licenciado de Maringá, Silvio Barros, ressaltou que Toyohashi tem um carinho especial pelos brasileiros. “Participei de um congresso no Japão e fiquei surpreso com o quanto de japoneses estão se interessando em saber mais sobre o Brasil. Sei que para fazer negócios com os japoneses é preciso construir antes uma relação de confiança e é isto que estamos construindo. E está relação vai continuar, independente de quem for prefeito de Maringá, porque ela é feita com o município”.

Nas palavras do deputado Luiz Nishimori o Japão é o melhor parceiro do Brasil e vice-versa. “O Brasil tem recursos naturais abundantes e o Japão, alta tecnologia. É interessante para ambos o intercâmbio”. O deputado lembrou que no ano que vem a irmandade entre Maringá e Kakogawa completará 40 anos.

O presidente da ACIM, Marco Tadeu Barbosa, agradeceu a presença da comitiva e disse acreditar que será possível fazer uma parceria benéfica entre os empresários dos dois países. A visita recebeu a intermediação da Associação de Intercâmbio Internacional de Maringá e incluiu passagens pela Acema, prefeitura, Cesumar e Parque do Japão.