INFRAESTRUTURA

Inicia a reforma do Willie Davids

Mesmo debaixo de uma garoa fina e persistente, funcionários da construtora maringaense AFP – vencedora da licitação – iniciaram na tarde desta terça-feira (5) a primeira etapa das obras de reforma do Estádio Regional Willie Davids.

A autorização oficial para o começo dos trabalhos foi dada pelo secretário municipal de Controle Urbano e Obras Públicas, Laércio Barbão, que esteve acompanhado de diretores da Secretaria de Esportes e Lazer, diretores da empresa executora das obras, profissionais da imprensa e representantes da comunidade esportiva da cidade.

“A reforma do Estádio vai ser dividida em duas etapas e promoverá adequações para facilitar a acessibilidade e conforto do público esportivo, especialmente nos setores leste e norte das arquibancadas”, disse Barbão. O secretário explicou também que as intervenções técnicas têm a finalidade de atender à exigências impostas pelo Estatuto do Torcedor e, ao mesmo tempo, implantar adequações que ofereçam maior conforto e comodidade aos torcedores.

“São iniciativas de incentivo que oferecemos ao esporte amador e profissional da cidade, conforme a proposta já enfatizada pelo prefeito Roberto Pupin”, afirmou.

Ao apresentar o projeto de reforma o secretário anunciou que esta primeira fase de obras está orçada em R$ 1,5 milhão.

As primeiras ações da equipe de trabalho foram iniciadas pelo setor leste, com a abertura do muro superior às arquibancadas descobertas, onde será instalado um pórtico de entrada e escadaria com patamares em três níveis em direção à Avenida Demétrio Ribeiro para atender os torcedores dos clubes maringaenses.

Nas laterais do pórtico serão construídas bilheterias com catracas, praça de alimentação e conjuntos de sanitários em ambos os lados.

Mobilidade melhorada

O secretário Laércio Barbão explicou também que nas arquibancadas do setor norte, localizadas atrás do gol de fundos do Estádio, também serão instaladas bilheterias com catracas destinadas à torcida do clube visitante, uma praça de alimentação e um conjunto de sanitários. A rampa de acesso direto ao estádio, em direção à Avenida Colombo, vai favorecer inclusive as pessoas com mobilidade reduzida.

Outra medida a ser adotada será a facilitação do acesso eventual de veículos – como ambulâncias, viaturas e caminhões – à área do gramado central, além de outra série de adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

Também para esta primeira etapa está prevista pintura e aplicação de revestimentos internos e externos no Estádio, paisagismo, recomposições, adequações nas áreas de uso público, instalação e substituição de esquadrias metálicas e em madeira, execução e conserto de calçadas, instalações elétricas e hidráulicas, iluminação de segurança, instalação de portas e portões com sistema anti-pânico e de peitoris e corrimãos nas escadas e rampas.

As obras desta primeira etapa da reforma têm prazo de execução de 180 dias.

Depois de concluída a primeira etapa terá início uma nova licitação para a execução da segunda fase. No prosseguimento das reformas serão incluidas modificações na área coberta, readequação dos sanitários atuais e outras melhorias.