AÇÃO SOCIAL

Maringá será o primeiro município do Paraná a implantar Corredor de Biodiversidade

Maringá será o primeiro município do Paraná a implantar Corredor de Biodiversidade
Corredores de Biodiversidade.
O município de Maringá será o primeiro do Paraná a implantar o programa dos Corredores de Biodiversidade em área urbana, que beneficiará o trânsito de espécies da fauna e flora isoladas do Parque do Ingá e Bosque II. O lançamento do programa acontecerá nesta terça-feira (5), às 15 horas, na confluência entre os Córregos Moscado e Cleópatra (Rua Manoel Lopes – Jd. Santa Felicidade, s/nº).

O Programa dos Corredores de Biodiversidade integra o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Maringá e visa proteger, revitalizar e reflorestar inicialmente os 666 mil m² de mata ciliar (Área de Preservação Permanente-APP) dos córregos Moscado e Cleópatra, que incluindo seus afluentes possuem mais de 5 mil metros do corpo hídrico, além da implantação dos corredores do córrego Borba Gato, com 460 mil m² de APP, e 3.592 metros de corpo hídrico somados os afluentes.

A gerente da Secretaria de Meio Ambiente, bióloga Anna Christina Esper Farias Soares, explica que a função dos corredores é facilitar a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, além da manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior.

“Os corredores são conexões entre diferentes ambientes ou fragmento florestais, servindo de acesso para o trânsito de espécies da fauna e da flora isoladas, funcionando como trampolins ecológicos, e consequentemente fluxo gênico entre as espécies, minimizando o efeito causado pela fragmentação”.

O evento que encerra a Semana do Meio Ambiente e acontece no Dia Mundial do Meio Ambiente também lançará os programas municipais das Calçadas Ecológicas e Cercamento dos Fundos de Vale e o de Reflorestamento dos Fundos de Vale. A administração já realizou 4.676 metros de cercamento e 11.522 m² de calçadas nas regiões de fundos de vale.

O secretário de Meio Ambiente, José Miguel Grillo, destacou que o lançamento do programa é um grande marco de sustentabilidade para o município. “Maringá sai mais uma vez na frente para a construção de uma cidade sustentável. O lançamento do programa inédito no estado, coroa as ações da administração municipal em defesa ao meio ambiente e desenvolvimento do município”.

Semana do Meio Ambiente

Além do lançamento dos programas dos corredores da biodiversidade, alunos da rede municipal e estadual realizam o plantio de mudas, na confluência dos Córregos Moscado e Cleópatra. A Semana de Meio Ambiente será encerrada nesta terça-feira (5), às 19h30, no Auditório Hélio Moreira (Paço Municipal), com a palestra “A Importância dos Corredores de Biodiversidade em Área Urbana”, com o professor doutor João Batista Campos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, além da apresentação de projetos pesquisas de alunos e professores da UEM e Cesumar.

Programação Dia Mundial do Meio Ambiente:

05/06 – Terça-feira

15:00 - Lançamento do Programa “Corredores de Biodiversidade em Maringá” e Plantio de Mudas com alunos da rede municipal e estadual

Local: Confluência entre os Córregos Moscado e Cleópatra – R: Manoel Lopes – Jd. Santa Felicidade

19:00 - Credenciamento

19:30 – Palestra: A Importância dos Corredores de Biodiversidade em Área Urbana – Prof. Dr. João Batista Campos (SEMA/Pr)

Local: Auditório Hélio Moreira – Av. XV de Novembro, 701 – Paço Municipal