SEGURANÇA

Veículos de transporte escolar são vistoriados

Terminou ontem (20), às 17 horas, a vistoria nos cerca de 110 veículos destinados ao transporte escolar na cidade.

Até o final de tercça-feira (19), 63 veículos já haviam passado pela vistoria, sendo que foram encontradas irregularidades em 9 deles.

O prazo máximo para regularizar a situação desses casos é de 60 dias, quando o veículo deverá passar por nova vistoria.

Os fiscais da Secretaria dos Transportes (Setran) acreditam que até o final da tarde de hoje todos os veículos deverão ser vistoriados, já que o não comparecimento implica em multa de R$ 500.

Desde segunda-feira (18) a vistoria está sendo feita na sede da Setran (antigo Aeroporto), das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

O objetivo é vistoriar a documentação dos veículos e dos condutores e, ainda, adequar os veículos de acordo com as normas exigidas para garantir a segurança dos estudantes.

Segundo o secretário dos Transportes, Valdir Pignata, a vistoria é obrigatória.

"Todos os veículos devem estar credenciados na Setran, do contrário, não poderão executar o serviço de transporte escolar", ressalta.

Durante a fiscalização são observados ítens como direção, suspensão, lataria, assoalho, banco, tapeçaria, pneus, sistema de escape, freios, sistema de sinalização, tacógrafo, se existe grade interna no caso de kombi e se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas exigidas.

Quando detectadas irregularidades simples na estrutura do veículo, como uma lanterna queimada, por exemplo, os proprietários são liberados para readequar o veículo, que pode passar por nova vistoria antes do término da fiscalização.

No caso de ser encontrado problema com as faixas laterais, os condutores recebem uma notificação para adequar o veículo em no máximo 60 dias.

Após o prazo, eles precisam passar por uma nova vistoria.

A Setran exige que as faixas sejam adesivadas ou pintadas na lataria. Alguns veículos ainda possuem a faixa magnética, que é irregular.

Também são analisados os documentos do veículo e do condutor.

No momento da fiscalização, os condutores do transporte escolar deverão apresentar o alvará de licença do veículo para renovação, o documento do veículo, a Carteira Nacional de Habilitação, o termo de autorização dos motoristas para renovação e, ainda, o certificado de curso de capacitação de motoristas de transporte escolar.

A Setran também exige que os veículos possuam seguro contra terceiros.

Serviço:

A Setran fica na avenida Dr. Gastão Vidigal, 421 (antigo Aeroporto), 3901-1717

Pmm