AÇÃO SOCIAL

Procura pela vacina da gripe ainda está abaixo da expectativa

A procura pela vacina da gripe pelas pessoas que tem direito à dose ainda está abaixo da expectativa da Secretaria de Saúde. Até o período da manhã de terça-feira, 8 de maio, 15.669 idosos, crianças e gestantes haviam se vacinado, o que representa apenas 27,13% do público-alvo. “Como começamos a campanha três dias antes e abrimos o dia todo no sábado, a média ainda está abaixo da expectativa e da registrada no ano passado”, compara a coordenadora da Sala de Vacina da Secretaria, Edlene Aceti Goes.

Até a terça-feira de manhã, foram vacinados 12.982 idosos o que representa quase 30% da meta; 747 gestantes, ou 22,36% do total; e 1940 crianças, 29,04%. “A campanha vai até o próximo dia 25 de maio, mas as pessoas que precisam procurar uma unidade de saúde para tomar a dose, que são os idosos acima de 60 anos, gestantes em qualquer período de gestação e crianças com idade entre seis meses a menos de dois anos, não devem deixar para a última hora para não enfrentar filas”, alerta Edlene.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% das pessoas que tem direito. O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, deixa claro a importância da vacinação das crianças, idosos e gestantes o quanto antes. “A imunização deve ser feita agora, antes da entrada do inverno, garantindo melhores resultados da vacina”, diz.

A campanha anual de vacinação contra a gripe tem surtido resultados segundo o Ministério da Saúde. Levantamentos mostram que a vacinação reduz entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global.

A partir de 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 - foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% - de 9.383 para 5.230.