ESPORTE

Futebol projeta cidade e diretoria aprova estádio

Mais uma vez, neste ano, o Estádio Regional Willie Davids foi palco de um grande espetáculo e voltou a trazer emoção e alegria para o torcedor maringaense, da região e de muitas cidades de estados vizinhos ao Paraná.

No sábado passado, 15.121 torcedores acompanharam a partida entre Paraná Clube X Corinthians pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Foi a segunda partida disputada pelo Corinthians neste ano em Maringá.

A primeira foi realizada no dia 9 de março e terminou com o placar apontando 3 a 0 para o time do Cianorte, pela Copa do Brasil.

O jogo de sábado passado também representou a primeira da série de quatro partidas que o Paraná Clube vai disputar em Maringá pelo Brasileirão 2005.

E, mesmo tendo perdido o jogo por 3 a 2, a diretoria do clube paranaense garante que vai manter os três próximos jogos contra os chamados grandes times paulistas na Cidade Canção.

A decisão pela continuidade do mando dos jogos em Maringá foi anunciada pelo presidente do tricolor, José Carlos de Miranda, logo após a partida de sábado.

"Por causa da derrota, a imprensa curitibana chegou a comentar sobre a possibilidade das outras partidas serem marcadas para o Pinheirão, mas nossa derrota não ocorreu por causa do estádio e sim por causa do jogo, que foi normal", disse.

A manutenção das partidas marcadas para a Cidade Canção também foi defendida pelo treinador Lori Sandri.

"Nossa torcida não estava comparecendo em bom número ao Pinheirão e a diretoria fez bem em trazer esses jogos para cá", assinalou.

Antes do início do jogo de sábado, entre Paraná e Corinthians, o prefeito Silvio Barros fez questão de verificar pessoalmente as condições estruturais oferecidas pelo estádio em relação às equipes, profissionais da imprensa e aos torcedores.

Na vistoria técnica, o prefeito circulou por todas as dependências do Estádio Willie Davids acompanhado do vice-prefeito Carlos Roberto Pupin, do secretário dos Esportes e Lazer Roberto Nagahama e do presidente do Galo Maringá, Marcos Falleiro.

"É um compromisso de campanha que está sendo levado adiante, com sucesso, e a volta do futebol já está trazendo alegria para os torcedores maringaenses e da região", destacou.

Para o secretário dos Esportes e Lazer, Roberto Nagahama, a ação dos efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foi fundamental para a garantia da segurança dos torcedores no estádio.

"Além de 210 policiais militares de Maringá, 20 soldados do Corpo de Bombeiros e 200 seguranças particulares, a PM foi reforçada com 40 policiais de Londrina", enfatizou o secretário - lembrando que sete ambulâncias prestaram atendimento, enquanto o número exigido pelo Conselho de Enfermagem é de três viaturas.

Entre os pouco incidentes ocorridos durante a partida, há o registro de detenção de um torcedor que depredava um dos sanitários e de outro que, do lado de fora do estádio, atirava pedras contra as arquibancadas onde estava a torcida corintiana.

Para controlar os 15.121 torcedores no estádio, o trabalho da segurança foi facilitado com a utilização de 20 câmeras -incluindo duas com ângulo de 180 graus - monitoradas por uma central de vídeo.

ESTATUTO DO TORCEDOR:

As obras de melhoria promovidas pela diretoria do Galo Maringá e Prefeitura de Maringá no Estádio Willie Davids mereceram elogios do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Moura.

"Essas modificações também contribuiram para o sucesso do espetáculo, além de respeitar e cumprir à risca as determinações do Estatuto do Torcedor", comentou o presidente.

Com a abertura dos novos acessos às arquibancadas cobertas, o tempo de esvaziamento do estádio não demorou mais que 17 minutos.

Nas catracas de entrada ao estádio, a permanência de torcedores na fila teve tempo médio de dois minutos.

Também não houve reclamação quanto à ação de cambistas.

Para os próximos jogos, os ingressos voltarão a ser vendidos antecipadamente em diversos pontos do comércio, assim como vai ser mantido todo o aparato técnico- operacional utilizado no sábado.

As próximas partidas do Paraná no Estádio Regional Willie Davids estão marcadas para três tardes de domingo.

No dia 7 de agosto o jogo será contra o Santos F.C., no dia 28 enfrentará o São Paulo F.C. e no dia 11 de setembro receberá a S.E. Palmeiras.

O dinheiro arrecadado pela diretoria do Galo Maringá nos quatro jogos será utilizado na construção de um Centro de Treinamento e contratação de reforços para a equipe
Pmm