CIDADE

Maringá se prepara para sediar etapa do Fórum Futuro 10 Paraná

A terceira etapa do Fórum Futuro 10 Paraná será no dia 11 de agosto em Maringá.

A primeira etapa foi realizada em Ponta Grossa e a segunda será em Londrina no dia 27 deste mês.

O Fórum tem o objetivo de traçar uma visão de futuro para o Paraná com base no resgate das melhores conquistas do Estado.

A Cidade Canção deverá receber mais de 500 representantes empresariais, sociais e políticos de toda região, que discutirão diversos temas para apontar os melhores caminhos de desenvolvimento e integração.

"O Fórum nasce a partir da oportunidade de integrar líderes de diversos segmentos da sociedade paranaense para convergir idéias e opiniões que possam agilizar o desenvolvimento do Estado", conta o coordenador do comitê executivo do Fórum, Rogério Mainardes, diretor de marketing da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), idealizadora do projeto.

"O objetivo maior do Fórum é traçar um diagnóstico do Estado para que os 10 milhões de paranaenses vejam as soluções que estão sendo apontadas para os próximos 10 anos e, assim, possamos dar continuidade à criação de um Paraná nota 10", completa.

Até o final do ano, além de Londrina e Maringá, sediarão etapas do Fórum as cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama, Guarapuava e Curitiba.

Em cada Fórum Regional, 550 líderes discutirão 11 temas: comércio, turismo e serviços; cultura e educação; agronegócio; meio ambiente e florestas; infra-estrutura; saúde e qualidade de vida; cidadania, mobilização e responsabilidade social; industrialização, metropolização e urbanização; pesquisa, tecnologia e universidade; visão política e gestão pública; além de segurança.

METODOLOGIA:

Tendo a metodologia de Investigação Apreciativa como base, o Fórum Futuro 10 Paraná busca nas principais conquistas de lideranças regionais do Estado a oportunidade de criar referências, buscar caminhos, traçar e assumir, coletivamente, um plano estratégico para o desenvolvimento do Paraná como um todo.

"Esta metodologia resgata o que o sistema social tem de melhor.

Busca identificar os melhores momentos de cidades, regiões, empresas e da sociedade", relata a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Ilma Barros.

CONTINUIDADE:

O encerramento do Fórum Futuro 10 Paraná acontecerá em Curitiba, onde serão compartilhadas e compiladas todas as propostas apresentadas nas regiões.

Estarão presentes no evento os representantes de cada região eleitos para cada tema.

O resultado dessa série de debates será entregue ao Instituto Paraná Desenvolvimento, que dará continuidade ao processo de implantação das propostas levantadas pela sociedade paranaense.
Pmm