CULTURA

Companhia de Dança dos Estados Unidos faz apresentação especial em Maringá

Companhia de Dança dos Estados Unidos faz apresentação especial em Maringá
Companhia Aspen Santa Fé Ballet.
A companhia de dança americana Aspen Santa Fé Ballet será atração especial do aniversário de 6 anos do projeto "Convite à Dança". O grupo vem a Maringá com uma apresentação de extensão da I Bienal Internacional de Dança de Curitiba. O espetáculo “Over Glow” será exibido nesta quarta-feira (25), às 20h30, no Teatro Calil Haddad, com entrada franca. Maringá será a única cidade fora Curitiba a receber uma atração da Bienal.

A entrada é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso no local uma hora antes do espetáculo. O teatro tem capacidade para 759 lugares e o número não poderá ser excedido.

A companhia é conhecida como eclética e inovadora, com uma base sólida em ballet clássico. Aspen Santa Fé Ballet criou uma imagem internacional graças a qualidade técnica e artística dos bailarinos, apresentando um repertório criado por alguns dos coreógrafos mais sofisticados do mundo.

Fundada em 1990, é uma instituição com duas sedes, em Aspen e Santa Fé, que abriga não só a companhia de dança dirigida por Tom Mossbrucker e Jean-Philippe Malatya, como também um centro de dança e o Festival de Dança Aspen.

Com uma média de cinqüenta atuações por ano, Aspen Santa Fé Ballet já se apresentou em New York City (Joyce Theater), Havaí, Dallas, Denver, Albuquerque, Salt Lake City, Charleston, St. Sauveur no Canadá , Biarritz e Arcachon França, Itália e Israel.

Atualmente a Cia tem em seu repertório uma emocionante gama de novas coreografias, incluindo a descoberta de novos talentos como Jorma Elo, da Noruega e Cayetano Soto, da Espanha.

A produção do ballet "Over Glow" foi apoiada pela Wolf Trap Foundation for the Performing Arts com o apoio adicional de Kelli e Allen Questrom.

“Convite à Dança” ano 6

A Secretaria de Cultura de Maringá criou o projeto “Convite à Dança” em 2006 com a proposta de oferecer gratuitamente a toda a população espetáculos realizados por companhias de dança. Diferentemente do que ocorre no projeto antecessor, o “Convite à Música”, na dança os grupos ficam em cartaz o mês inteiro. Mais de 30 mil pessoas puderam apreciar ao longo desses 6 anos quase 300 apresentações do “Convite à Dança”.

“Toda quarta-feira, sempre às 20h30, o Teatro Reviver e agora, devido à reforma, o Teatro Barracão, abre suas portas para o encontro do público com a arte da dança. Já passaram por lá nomes como Daísa Poltronieri, Márcia Angeli, Grupo Erastos, Nielice Camargo, Ballet de Maringá, Ballet Regina Mundi, Grupo TAP, Almas de Rua, Invasores da Noite, Roccio Infante, Verve, Sou Arte, dentre outros, que mostraram não só o ballet clássico, como também a dança moderna e contemporânea, o sapateado, a dança do ventre, a dança espanhola e até mesmo o hip hop, numa iniciativa sem preconceitos”, conta a secretária de Cultura, Flor Duarte.

Em 2012, como parte dos eventos de reinauguração do Teatro Calil Haddad, a Secretaria de Cultura promoveu apresentações especiais como “Girassóis”, da Cia Druw de São Paulo e “Peter Pan”, da Virtual Cia de Dança de São José do Rio Preto. O Ballet de Londrina, companhia premiada e reconhecida nacionalmente está em cartaz com cinco apresentações com dois espetáculos diferentes no mês de abril: “Para acordar os homens e adormecer as crianças” e “A Sagração da Primavera”.

Flor Duarte explica que os principais objetivos do projeto são formar público para a dança, oferecendo espetáculos gratuitamente toda semana; incentivar a produção dos grupos de dança de Maringá e região; dar visibilidade às produções locais, possibilitar o contato com produções de outras regiões que possam enriquecer a cena cultural maringaense e servir como atualização da classe artística e do público em geral.

“Atualmente, existem muitos grupos de dança ativos em Maringá, localizados basicamente nas academias e sempre produzindo novos espetáculos, que invadem os teatros principalmente para as montagens de final de ano. O projeto Convite à Dança dá visibilidade para essas produções ao longo do ano, para um público mais amplo e, o que é melhor, gratuitamente. Os grupos se revezam em cartaz com artistas de outras localidades e criam a cultura das temporadas, típicas dos grandes centros e ainda pouco comum em Maringá”, explica.

Ficha Técnica

Fundadora: Bebe Schweppe

Diretor Artístico: Tom Mossbrucker

Director Executivo: Jean-Philippe Malaty

Artistas: Craig Black, Katherine Bolaños, Paul Busch,

Samantha Klanac Campanile, Sam Chittenden, Katie Dehler,

Seth DelGrasso, Nolan DeMarco McGahan, Emily Proctor,

Seia Rassenti, Joseph Watson

Gerente de Produção de Palco: Eric Johnson

Supervisor de Luz: Seah Johnson

Representação no Brasil :

Cassia de Souza/ SALA DE PRODUÇÃO

tel. (5511) 38770573 contato@saladeproducao.com.br

Leda Mazzei Fernandes/ DANCE MADE

tel. 00498912749672 dance.made.in@online.de

Companhia Aérea Oficial da Aspen Santa Fe Ballet

Left Unsaid

Trabalho criado para ASFB

Coreografia: Nicolo Fonte

Música: Johann Sebastian Bach

Design de Luz: Todd Elmer

Design de Figurino: Kathy Scoggins

Katherine Bolaños, Samantha Klanac Campanile,

Katie Dehler, Seth DelGrasso, Nolan DeMarco McGahan, Joseph Watson

Estreado em 25 de Julho, 2003, Aspen Santa Fe Ballet, Santa Fe, New Mexico, EUA.

A produção do ballet "Left Unsaid" para Aspen Santa Fe Ballet só foi possível graças a generosidade de Sandy e Art Soares.

Intervalo

Stamping Ground

Coreografia: Jirí Kylián

Música: Carlos Chávez (Tocata para Instrumentos de Percusión)

Cenografia: Jirí Kylián

Figurino: Heidi de Raad

Design de Luz: Joop Caboort

Staged by: Patrick Delcroix

Seia Rassenti, Sam Chittenden, Katie Dehler,

Emily Proctor, William Cannon, Joseph Watson

Estreado em 17 de Fevereiro, 1983, Nederlands Dans Theater em Circus theater, Scheveningen, Holanda.

A produção de "Stamping Groung" pela Aspen Santa Fe Ballet só foi possível graças a generosidade de Sherry e Eddie Wachs.

Intervalo

OVER GLOW

Trabalho criado para ASFB

Coreografia: Jorma Elo

Música: Felix Mendelssohn e Ludwig van Beethoven

Figurino: Nete Joseph

Design de Luz: Jordan Tuinman

Assistente de Coreografia: Nancy Euverink

Katherine Bolaños, Samantha Klanac Campanile, Sam Chittenden,

Katie Dehler, Seth DelGrasso, Nolan DeMarco McGahan