AÇÃO SOCIAL

Quenianos vencem 38ª Prova Rústica Tiradentes

Quenianos vencem 38ª Prova Rústica Tiradentes
Stanley Kipchirchir foi o 1º colocado com o tempo de 28:48
O atleta queniano Stanley Kipchirchir venceu a 38ª Prova Rústica Tiradentes, neste sábado, 21 de abril, com o tempo de 28:48 para um percurso de 10 mil metros. Na categoria feminina a vencedora foi a queniana Paskalia Chepkorir Kipkoech, com o tempo de 33:04. Ao todo 1.695 mil atletas disputaram a prova, que atraiu um grande público para a avenida 15 de Novembro, no trecho de largada e chegada da competição.

Em segundo lugar no masculino ficou Shambel Tufa Jimma, da Etiópia; em terceiro Ismail Juma Gallet, da Tanzânia; em quarto Elessandro Aparecido de Oliveira, de Salto Grande (SP); e em quinto Alessandro de Souza, de São José dos Pinhais (PR).

No feminino a segunda colocação ficou com Shewayne Wolde Woldemeskel, da Etiópia; em terceiro Catherine Lange Yuku, da Tanzânia; em quarto Selly Jepkemboi Korir, do Quênia e em quinto Marcela Cristina Gomez, do Chile.

Mesmo com o tempo de chuva a prova foi acompanhada por um público numeroso e entusiasmado. Também participaram do evento autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade. O biólogo Marcos Sanches foi com as filhas assistir a esposa Débora competir pela primeira vez. “Estamos aqui torcendo para que ela complete a prova. O importante mesmo é competir”, afirmou.

Para dar suporte aos atletas, mais de 300 pessoas fizeram parte da organização do evento entre equipe médica, estagiários, voluntários e servidores municipais. Os atletas foram acompanhados durante todo o percurso por uma ambulância da Unimed, que também esteve no local da prova durante todo o dia para prestar atendimento médico aos competidores.

A Prova Rústica Tiradentes é uma promoção conjunta da Prefeitura do Município de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, do 4º Batalhão de Polícia Militar e da TV Cultura / Rede Paranaense de Comunicação, inserido nas comemorações alusivas ao dia de ”Tiradentes”, Joaquim José da Silva Xavier, Patrono dos Policiais Militares do Brasil e Mártir da Independência.

Menores

Mesmo com chuva mais de 250 atletas das categorias menores competiram na 38º Prova Rústica Tiradentes, neste sábado (21), pela manhã. As disputas das categorias mirim, menores, pré-mirim e sub-11 reuniram atletas e familiares na pista de atletismo da Vila Olímpica. Os três melhores atletas de cada categoria receberam troféus e os demais que completaram a prova ganharam medalhas.

As disputas foram organizadas por categorias e por sexo. Os atletas mirins correram 250 metros, os menores correram 400 metros. Os atletas com melhor tempo nessas disputas foram premiados logo após as corridas. Os pré-mirins correram 150 metros e os da categoria sub-11 correram 60 metros. Os melhores atletas dessas categorias foram classificados e disputaram a prova final, que premiou os três primeiros colocados.

Foram completadas 8 provas que resultaram na premiação de 24 atletas nas 4 categorias, no feminino e no masculino. Muitos atletas estavam acompanhados por familiares, que fazem da prova Rústica Tiradentes um grande espetáculo.

História

A prova, que está na 38ª edição, conta uma boa parte da história do atletismo em Maringá. As primeiras competições, desde 1974, foram organizadas pelo 4º Batalhão da Polícia Militar – BPM, que elegeu o dia 21 de abril como data da prova por ser Tiradentes o patrono da Polícia Militar.

A cada edição, a prova foi aumentando sua importância e volume de participantes. A partir de 1990 a PM convidou a Prefeitura para uma parceria na realização. Dessa maneira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, passou a organizar a Prova Rústica Tiradentes e o 4º BPM se responsabilizou pela coordenação da segurança na disputa.

Desde 1997, a competição passou a fazer parte do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo e desde então os corredores podem marcar pontos para o ranking de corredores de ruas.

O primeiro vencedor, em 1975, foi o professor Vicente Pimentel Dias, que venceu também a segunda edição da disputa, em 1976.

As inovações da prova foram bastante evidentes a partir de 1999, quando foi implantado o chip para os corredores. Se antes o processo era manual, através de uma senha que os corredores entregavam no final da prova para marcar sua colocação, agora um chip amarrado ao cadarço do tênis oferece as informações a respeito do desempenho do atleta na prova.

Vencedores na categoria principal

Masculino

1º Stanley Kipchirchir

2º Shambel Tufa Jimma

3º Ismail Juma Gallet

4º Elessandro Aparecido de Oliveira salto grande sp

5º Alessandro de Souza

Feminino

1º Paskalia Chepkorir Kipkoech

2º Shewayne Wolde Woldemeskel
3º Catherine Lange Yuku

4º Selly Jepkemboi Korir

5º Marcela Cristina Gomez

Vencedores nas categorias menores

60 m rasos Sub 11 Feminino – 8 a 10 anos

1º lugar: Rafaela Picolli Borges; cidade: Maringá; tempo: 10.2

2º lugar: Daniela Silva Rechi; cidade: Maringá; tempo: 10.4

3º lugar: Vithoria Salgado De Moraes; cidade: Maringá; tempo: 10.4

60 m rasos Sub 11 Masculino – 8 a 10 anos

1º lugar: João Vitor De Araújo; cidade: Jussara; tempo: 9.5

2º lugar: Luiz Henrique Teixeira; cidade: Astorga; tempo: 9.6

3º lugar: Gustavo Gabriel Campos De Oliveira; cidade: Maringá; tempo: 9.6

150 m rasos Pré mirim Feminino – 11 a 13 anos

1º lugar: Ariely De Souza; cidade: São João Do Caiuá; tempo: 21.3

2º lugar: Daniele Aline Cruz Pereira; cidade: Anglo; tempo: 22.0

3º lugar: Fernanda M. Silva; cidade: Anglo; tempo: 22.0

150 m rasos Pré mirim Masculino – 11 a 13 anos

1º lugar: Marcos V Sampaio; cidade: Apucarana; tempo: 19.9

2º lugar: Carlos Eduardo De Souza; cidade: Astorga; tempo: 21.4

3º lugar: Augusto Lorin; cidade: Maringá; tempo: 21.9

250 m rasos Mirim Feminino – 14 a 15 anos

1º lugar: Maria Letícia De Lima Peres; cidade: Campo Mourão; tempo: 34.0

2º lugar: Tainara Dos Santos Ferreira; cidade: Maringá; tempo: 35.6

3º lugar: Bruna Domingues; cidade: Apucarana; tempo: 35.7

250 m rasos Mirim Masculino – 14 a 15 anos

1º lugar: Gabriel Malias; cidade: Apucarana; tempo: 31.5

2º lugar: Mikael Antonio De Jesus; tempo: Campo Mourão; tempo: 32.1

3º lugar: Pedro H Rego De Almeida; cidade: Maringá; tempo: 32.6

400 m rasos Menores Feminino – 16 a 17 anos

1º lugar: Dhessica Vaz De Souza; cidade: Campo Mourão; tempo: 1.03.5

2º lugar: Crislaine Aparecida Vaz; cidade: Campo Mourão; tempo: 1.05.4

3º lugar: Ana Paula Bellarmino Dos Santos; cidade: Anglo; tempo: 1.11.0

400 m rasos – Menores Masculino – 16 a 17 anos

1º lugar: Lucas G Rodrigues; cidade; Campo Mourão; tempo: 49.5

2º lugar: Willian Da Silva Dos Santos; cidade: Campo Mourão; tempo: 51.2

3º lugar: Marcos Vinicius Martins; cidade: Apucarana; tempo: 53.7