AÇÃO SOCIAL

Horta Comunitária do Guaiapó inova cultivando hortaliças e frutas

Foi inaugurada a 22ª Horta Comunitária de Maringá, instalada no Conjunto Guaiapó e cultivada por 60 famílias esta é a maior unidade da cidade, com o diferencial de produzir frutas, além da diversidade de hortaliças.

O engenheiro agronônomo da Prefeitura responsável pelo projeto das Hortas Comunitárias, José de Oliveira Albuquerque, explicou que essa horta é dividida em dois setores. “Como temos um espaço de 11 mil metros quadrados, inovamos e plantamos também frutas. É um grande diferencial que auxiliará as famílias a terem uma alimentação muito saudável”.

Assim como as outras unidades, a Horta Comunitária do Guaiapó atende famílias de baixa renda cadastradas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e que moram no entorno da área destinada ao cultivo de hortaliças. O sistema de plantio obedece a critérios de produção ecologicamente correta, sem a utilização de adubo químico ou defensivos agrotóxicos.

A presidente da Associação de Moradores do Conjunto Guaiapó, Maria de Fátima Viana Pereira, agradeceu a administração pela implantação da horta e as melhorias realizadas no bairro. “Esse é um projeto maravilhoso, que chegou em nossa comunidade para contribuir com alimentação saudável, geração de renda e socialização. Estamos felizes e agradecidos ao prefeito licenciado Silvio Barros e o prefeito em exercício Roberto Pupin, por olharem carinhosamente por nós. Vamos cuidar muito bem dessa horta e produzir excelentes frutos para toda nossa comunidade”.

O secretário de Serviços Públicos, Gilson Roberto da Silva, disse que a entrega dessa horta é especial. “É uma satisfação assumir a Secretaria inaugurando essa horta. Esse projeto já ganhou muitos prêmios e estamos concorrendo a muitos outros. Porém, o maior prêmio é o benefício que ele traz para a saúde da comunidade, tanto na questão da alimentação quanto a mental. Parabéns por essa maravilhosa horta”.

O vereador Bravin representou a Câmara e elogiou o espaço. “Essa é uma das hortas mais bonitas de Maringá. Por esses e outros projetos bem sucedidos que os vereadores tem dado muito apoio para a administração do Silvio Barros e do Pupin”.

Projeto de parceria

O projeto de hortas comunitárias da Prefeitura de Maringá conta hoje com 22 unidades implantadas nos bairros e distritos, atendendo atualmente a 600 famílias ou 2,4 mil pessoas do município.

A iniciativa surgida em 2007 atende a critérios estabelecidos pelo prefeito Silvio Barros dentro da proposta de oferecer saúde, bem estar e melhor qualidade de vida para a população.

O programa municipal é desenvolvido em parceria entre as secretarias de Serviços Públicos, Saúde e Assistência Social e Cidadania, com apoio do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup) da UEM, Eletrosul, Usina de Açúcar Santa Terezinha, Ministério do Desenvolvimento Social, Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva (Ibsp), ADRA, Rotary Clube Maringá Sul e Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/Unicamp.