SAÚDE

Arroz contaminado foi a causa de intoxicações

A supeita inicial era de que as intoxicações tivesses sido provocadas pela ingestão de carne de porco.

Arroz contaminado foi a causa de intoxicações

A Vigilância Sanitária do município de Maringá e da 15ª Regional de Saúde, no relatório final de investigação do surto de intoxicação de 350 crianças que participavam do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera) no dia 23 de junho na cidade, concluiu que o agente etiológico causador da gastroenterite foi o "Bacillus cereus", presente no arroz.

Como a comida ingerida pelos estudantes que passaram mal já tinha acabado, não foi possível fazer a comprovação laboratorial.

Segundo o chefe da Vigi-lância Sanitária de Alimentos da Secretaria Estadual da Saúde, Ronaldo Trevisan, as comprovações foram feitas a partir de relatos das pessoas que estavam presentes na festividade.

Conforme o relatório, foram coletadas amostras da refeição que estava sendo preparada para o jantar do dia 24 cujas análises apresentaram resultado negativo.

As pesquisas realizadas, seis para rotavírus e duas coproculturas, tiveram resultados negativos.

Na ocasião da intoxicação, o governador Roberto Requião determinou que o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, fosse para Maringá para garantir o atendimento das crianças.

Técnicos da Sanepar também foram deslocados para a cidade.

Menos de 20% dos pacientes foram internados, sendo que todos receberam alta um dia depois.

Os outros alunos apresentaram apenas quadro leve de intoxicação, cujos sintomas principais foram diarréia e náuseas.

Não foi registrado nenhum caso de desidratação grave