AÇÃO SOCIAL

Maringaense vai estrelar campanha

O maringaense Meireles Floriano, 15 anos, foi a estrela da comemoração dos 15 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Maringaense vai estrelar campanha

Na condição de garoto-propaganda da campanha de captação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Ainda um pouco incomodado com a súbita fama, ele considera muito bom o ECA.

"O Estatuto tem sido bom para tirar os menores das ruas e impedir que façam coisas erradas", disse.

Floriano conta que começou a participar da rede de atendimento dos menores em um Centro de Atendimento às Crianças e Adolescentes (Ciaca).

"No Centro, eu participava de atividades esportivas e culturais e tinha aulas de informática", relata.

Cursando atualmente a primeira série do segundo grau e se preparando para seguir nos estudos, Floriano disse que o ECA é importante, principalmente para as crianças de famílias que não têm renda, pois através da "rede atendimento elas têm acesso ao estudo,cultura e lazer".

O adolescente, inscrito no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), disse esperar que todas as crianças sejam defendidas pelo Estatuto.

Este ,também, é o desejo do prefeito Sílvio Barros, embora tenha refletido que a situação das crianças Maringaenses "ainda não esteja" do jeito que ele deseja.

Na avaliação do prefeito, "infelizmente, a batalha em defesa das crianças será perdida se os pais não fizerem parte do exército".

Para Silvio Barros, de nada adiantará o esforço do poder público no cumprimento do ECA "se os pais não se envolverem no compromisso de proteger e educar as crianças maringaenses".

No final da solenidade, o prefeito e os secretários presentes assinaram a adesão à campanha de arrecadação de recursos para compor o Fundo da Infância e Adolescência.

Segundo ele, não se tratava de dar o exemplo, mas, sim, de "incentivar os maringaenses a aderirem à campanha".

De acordo com Sivio Barros, a estimativa da Receita Federal é de que seja possível captar até R$ 2 milhões através do imposto de renda da pessoa física para o FIA.

"Quem tem imposto de renda a pagar, pode, perfeitamente, fazer com que parte deste tributo fique em Maringá e seja investido em favor da estrutura de atendimento de nossas crianças", disse.