AÇÃO SOCIAL

A 22ª Horta Comunitária é inaugurada no Conjunto Guaiapó

A 22ª Horta Comunitária é inaugurada no Conjunto Guaiapó
Horta Comunitária do Conjunto Guaiapó.
A comunidade do Jardim Guaiapó recebe neste domingo (15) a 22ª Horta Comunitária de Maringá, implantada na rua Pioneiro José Américo. A inauguração do local será às 10 horas, com a presença do prefeito Silvio Barros, vice-prefeito, Roberto Pupin, secretários municipais, famílias beneficiadas e comunidade.

A horta do Guaiapó vai atender 60 famílias de baixa renda cadastradas pela Secretaria de Serviços Públicos e que moram no entorno do terreno disponibilizado para o cultivo das hortaliças, como almeirão, alface, chicória, salsinha, cebolinha e outras variedades de plantas folhosas. Todo o plantio obedece a critérios de produção ecologicamente correta, sem a utilização de adubo químico ou defensivos agrotóxicos.

O gerente de Hortas Comunitárias, José Oliveira de Albuquerque, explica que o objetivo do programa é oferecer alimentos e uma atividade saudável para as famílias. “Além de produzir o próprio alimento, conhecer pessoas e ter uma atividade, as famílias podem comercializar parte da produção garantindo uma renda extra”.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), o projeto de Hortas comunitárias da Prefeitura de Maringá está implantado nos bairros e distritos, atendendo atualmente a 600 famílias ou 2.4 mil pessoas do município.

A iniciativa surgida em 2007 atende a critérios estabelecidos pelo prefeito Silvio Barros e vice-prefeito, Roberto Pupin, dentro da proposta de oferecer saúde, bem estar e melhor qualidade de vida para a população.

O programa é desenvolvido em parceria entre as secretarias de Serviços Públicos, Saúde e Assistência Social e Cidadania, com apoio do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup) da UEM, Eletrosul, Usina de Açúcar Santa Terezinha, Ministério do Desenvolvimento Social, Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva (Ibsp), ADRA, Rotary Clube Maringá Sul e Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/Unicamp.