TECNOLOGIA

Bairro Empreendedor reúne soluções digitais inovadoras para Maringá

Os empresários de micro e pequenas empresas com atuação nos bairros de Maringá terão a oportunidade de se conectar ao universo online e acessar as mais modernas tecnologias da informação, por meio do Programa Bairro Empreendedor. Nesta quinta edição, a iniciativa da Prefeitura e do Sebrae reúne uma proposta diferenciada com foco digital.

Para o lançamento da nova versão do Bairro Empreendedor, está programado um seminário de abertura, que acontece no próximo dia 16 de abril, às 19 horas, no Teatro Marista. Já as ações do Bairro Empreendedor estão previstas para o período de abril a julho e permitirão aos empresários o acesso gratuito a uma diversidade de soluções e capacitações.

No seminário de abertura, Conrado Adolpho abordará o tema “Marketing Digital para o Mundo Real”. Autor de Google Marketing, uma das obras em Marketing mais vendidas no País, Adolpho também atua como consultor e palestrante internacional nas áreas de marketing digital e estratégias de negócios em ambientes online.

Para a ocasião, também está confirmada a presença da representante e diretora de canais da International Business Machines (IBM), Estela Bernardes. Ela falará sobre inovação e tendências em tecnologia.

Érica Sanches, consultora do Sebrae/PR e gestora de projetos de Tecnologia da Informação (TI) e Software, destaca que o objetivo do Bairro Empreendedor Digital é promover a inclusão digital e o acesso à tecnologia da informação para otimizar a gestão das empresas de bairro. “Atualmente, internet e informatização são ferramentas essenciais para que as empresas tenham um papel estratégico e competitivo no mercado. Por isso, as empresas precisam aproveitar as oportunidades do ambiente virtual”, enfatiza.

Ações coletivas

As atividades do Bairro Empreendedor Digital terão início no dia 16, e seguirão até o dia 27 de abril. Ao todo, serão 22 eventos coletivos, que incluem palestras, workshops, ‘clínicas tecnológicas’ e plantão nos laboratórios de TI do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Além disso, haverá consultorias e uma rodada de negócios.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, as capacitações foram programadas com a finalidade de serem complementares. “Nas palestras, por exemplo, especialistas de renome vão sensibilizar os empresários sobre as tendências de mercado e sobre a importância de atuar com estratégias digitais”, esclarece Érica Sanches.

Já os workshops, por meio de uma linguagem direta e objetiva, trarão exemplos e conceitos práticos para a aplicação do conteúdo. Em outras palavras, a solução vai ensinar um passo a passo de como implementar tecnologias de informação e digitais no empreendimento.

Estão previstas ainda ‘clínicas tecnológicas’, em que os participantes receberão atendimento técnico coletivo para solucionar dúvidas específicas, com possibilidade de orientação individual ao final. “Nessa ação, também incluímos o plantão nos laboratórios de TI do Cesumar, de 25 a 27 de abril, destinado àqueles que queiram orientações individuais sobre como criar blogs, Twitter, Facebook e outros”, explica Érica Sanches.

Entre os temas que serão abordados nos eventos coletivos, estão: “Software de gestão”, “Comércio eletrônico”, “Mídias sociais”, “Perfil do novo consumidor”, “Marketing na web”, “Como usar as compras coletivas no seu negócio”, “Nota Fiscal Eletrônica”, e “Documentos fiscais eletrônicos”. As ações acontecerão nos períodos da manhã e noite.

Outras atividades

De maio a julho, também serão realizadas as consultorias especializadas para diagnósticos com foco na temática digital. “As consultorias propõem avaliar as necessidades de inovação e de tecnologia da informação nas empresas para orientar o empresário, na prática, e, individualmente, sobre como aplicar as novas ferramentas”, destaca Érica Sanches.

E, se houver interesse dos empresários em adquirir ou aprimorar softwares de gestão, estes também poderão participar de uma rodada de negócios, que será realizada em julho. O objetivo é aproximar as empresas de bairros das empresas do APL de Software de Maringá e Região para que possam estabelecer negociação.

O Programa Bairro Empreendedor Digital conta com o apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fampepar), Sistema Fecomércio/PR, APL de Software de Maringá, Software by Maringá, Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação de Maringá (Sind-TI), Cesumar, Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Ampec-Micromar), Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800. Em Maringá, o escritório da entidade fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, telefone (44) 3220-3474. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais: facebook.com/BairroEmpreendedor; BairroEmpreendedor.wordpress.com e twitter/BairroEmpreende.