CULTURA

“Convite à Dança” especial apresenta espetáculo do Ballet de Londrina

“Convite à Dança” especial apresenta espetáculo do Ballet de Londrina
"A Sagração da Primavera” é baseado em uma antiga lenda russa.
O projeto “Convite à Dança” desta quarta-feira (4) apresenta em edição especial o espetáculo “A Sagração da Primavera”, da Companhia de Ballet de Londrina. A montagem, releitura da obra vanguardista de Igor Stravinsky e Vaslav Nijinsky, será apresentada às 20h30, no Teatro Calil Haddad, com entrada gratuita. O Ballet de Londrina fará outras duas apresentações no Teatro Barracão integrando o projeto no mês de abril e mais duas em maio no Calil Haddad, todas com entrada gratuita.

O “Convite à Dança” é um projeto permanente promovido todas as semanas pela Secretaria de Cultura de Maringá. Segundo a secretária de Cultura, Flor Duarte, todos os anos são convidados artistas renomados para participar de atrações do projeto. “Todos estão convidados para prestigiar o espetáculo de dança do Ballet de Londrina. Esperamos que a população compareça e aproveite a oportunidade de ter mais acesso à cultura”, destacou.

O enredo da “A Sagração da Primavera” é baseado em uma antiga lenda russa, que narra a imolação de uma virgem, oferendada aos deuses da primavera em troca da fertilidade da terra.

De acordo com o coreógrafo Leonardo Ramos, a ideia de fazer a releitura surgiu há algum tempo e o trabalho de criação demorou sete meses. “A Sagração da Primavera dá continuidade à pesquisa sobre a exploração da horizontalidade e de novos eixos de apoio e equilíbrio na locomoção dos bailarinos. Descobri há alguns anos que quando coloco o elenco em pé eu sou convencional. No solo, consegui expor algo que é novidade até para mim”, afirma Ramos.

Treze bailarinos compoem o espetáculo, sendo seis mulheres e sete homens. A criação e direção do espetáculo é de Leonardo Ramos, a execução da obra musical de Stravinsky é do Amsterdam Piano Quartet e a produção é de Danieli Pereira, com figurinos de Ana Carolina Ribeiro.

Na montagem do Ballet de Londrina, Leonardo Ramos optou por uma versão não orquestrada da partitura de Stravinsky. Ela é executada por quatro pianos, que fazem o papel de todos os outros instrumentos. O cataclismo sonoro que brota do timbre pianístico, porém, logo encontra complementação na percussão dos corpos em choque com o tablado ou no sopro ofegante da respiração dos bailarinos.

Ficha Técnica

Convite à Dança - Ballet de Londrina

Espetáculo: “A Sagração da Primavera”

Criação e direção: Leonardo Ramos

Música: Igor Stravinsky

Execução: Amsterdam Piano Quartet: Ellen Corver, Sepp Grotenhuis, Marja Bom, Gerard Bouwhuis.

Assistente de direção: Ana Maria Aromatario

Ensaiador/assistente de coreografia: Cláudio de Souza

Produção: Danieli Pereira

Fotos: Isabela Figueiredo
Maitre convidada: Carla Reinecke (Teatro Guaíra)

Figurino: Ana Carolina Ribeiro

Iluminação/Cenografia: Felipe Chepkassoff

Técnico de palco: Roberto Rosa

Designer gráfico e Web: Luís Adriano Pilchowski

Textos (imprensa): Renato Forin Jr.

Pilates: Paula Mezzaroba

Elenco: Alessandra Menegazzo, Bruna Martins, Bruno Calisto, Carina Corte, Cláudio de Souza, Gláucia Leite, José Maria, José Ivo, Nayara Stanganelli, Marciano Boletti, Viviane Terrenta.

Bolsista: Vitor Rodrigues.

Realização:

FUNCART – Fundação Cultura Artística de Londrina

Patrocínio:

Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura

Prefeitura de Londrina/ Secretaria Municipal de Cultura

Empresas TIGRE

Instituto Carlos Roberto Hansen

P.B. Lopes & Cia Veículos Scania

Apoio:

Marcelo Sahyun (Fisioterapia), Marcos Valério, College Language Center, Site Conexão Dança, Rádio UEL.