ENSINO

Alunos da rede municipal visitam museus maringaenses a partir desta terça-feira

Mais de 3.400 alunos do 1º ao 5º ano, que participam do programa Mais Educação da rede municipal de ensino, visitam entre os meses de abril e junho museus maringaenses. Fazem parte do roteiro os museus Dinâmico Interdisciplinar e o Bacia do Paraná, ambos da Universidade Estadual de Maringá, e o Museu Cesumar.

A série de visitas inicia nesta terça-feira (3), no Museu Dinâmico Interdisciplinar, às 9 horas, com alunos da Escola Municipal João Batista, e a partir das 14 horas, com as crianças da Escola Municipal Mariana Viana Dias. De acordo com a assessora pedagógica de Artes da Secretaria de Educação, Ana de Farias Pinto, a ação tem o objetivo de complementar as atividades de estudo da cultura popular paranaense.

“Neste semestre os alunos estudam as diversas linguagens da cultura paranaense, através das músicas, artesanatos e contos de nossa região. A visita aos museus irá complementar as atividades em sala de aula, além de despertar a curiosidade e interesse das crianças para as artes”, destacou Ana Farias.

Além de oficinas de artes no Mais Educação, os alunos também participam de aulas na área de esportes e acompanhamento pedagógico. O programa de contraturno da administração municipal desenvolve mais de quatro horas diárias de atividades educacionais, atendendo mais de 3.400 crianças do Ensino Fundamental de 21 escolas da rede municipal.

O Mais Educação é realizado principalmente em territórios de alta vulnerabilidade social, e conta com a parceria das secretarias de Assistência Social, Esportes, Cultura e Meio Ambiente, além da participação de entidades da sociedade civil como Sesi, Sesc e outras empresas que contribuem com espaços físicos para o desenvolvimento de atividades com as crianças.

A maioria das escolas onde funciona a jornada ampliada, também abre as portas à comunidade, um domingo por mês oferecendo atividades artísticas e culturais, bem como serviços de saúde e cidadania com a iniciativa do programa municipal Escola Aberta, com a intenção de aproximar as escolas de suas comunidades.