ENSINO

Prefeito assina termo de cooperação com a Fundação Itaú Social que capacitará 230 educadores

O prefeito Sivio Barros e o vice-prefeito, Roberto Pupin, assinaram nesta segunda-feira (26), o termo de cooperação entre a Prefeitura e a Fundação Itaú Social que capacitará 230 profissionais das escolas do programa de contraturno escolar Mais Educação. A diretora da entidade social, Valéria Veiga Riccomini, e a superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Anna Helena Altenfelder, também participaram da assinatura do convênio.

A diretora da Fundação Itaú Social, Valéria Veiga Riccomini, parabenizou a administração pela preoucupação com a educação integral das crianças e lembrou de alguns objetivos do programa. “Como o prefeito Silvio Barros e a secretária Edith, acreditamos na capacidade das novas gerações e buscamos desenvolver com as parcerias não apenas conhecimentos, mas o potencial criativo, o empreendedorismo e cidadania”, explicou.

O prefeito Silvio Barros lembrou que a parceria destaca o compromisso do município com a educação integral, e agradeceu a dedicação da equipe do programa de contraturno escolar e da Secretária de Educação. “É muito gratificante visitar as escolas e saber das próprias crianças que gostam de estar na unidade de ensino no contraturno escolar. Quando assumimos a administração pensamos em construir não unidades de ensino, mas sim, centros de aprendizagem, onde os alunos são os atores principais. Em gestão pública somos o melhor município do Paraná e temos certeza que a nossa educação integral também poderá conquistar esse resultado”, destacou.

A assinatura do termo de cooperação também reuniu diretores e professores da rede municipal, além de contar com a presença da secretária de Educação, Edith Dias; do chefe de Gabinete, Rodrigo Valente, da presidente do Provopar, Bernadete Barros, e do coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João de Carvalho.

Programa

Durante o programa, profissionais vinculados às escolas de educação integral da rede municipal participarão de formação continuada, com o objetivo de assessorar os educadores, além de ampliar e qualificar a educação do município. O curso dividido em oito encontros e com 32 horas no total se estenderá até dezembro.

Nas capacitações também serão avaliados o impacto do programa, com visitas bimestrais em escolas para acompanhamento mais direto e registro do processo, além da realização de reuniões de planejamento e gestão compartilhada, com a participação de gestores e professores da Secretaria de Educação.

Os conteúdos da formação com os professores terão como eixos: os conceitos e os referenciais para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; a importância de seu papel como educador num programa de Educação Integral e a ampliação de repertório didático nas diferentes linguagens, qualificando a sua prática.

No programa também serão priorizadas três grandes áreas: Corpo e Movimento, Cultura e Arte e Ludicidade, além dos educadores terem a oportunidade de conhecer e vivenciar a metodologia de projetos e de oficinas.

Mais Educação

Em 2009 a Secretaria de Educação aderiu ao programa de contraturno escolar Mais Educação do Governo Federal, iniciando ações de ampliação da jornada em duas escolas piloto. Atualmente 21 escolas do ensino fundamental oferecem o programa que atende mais de 3.500 crianças.

Vale lembrar que a maioria das escolas que oferecem o Mais Educação funciona em territórios de alta vulnerabilidade social, desenvolvendo além do ensino regular mais de quatro horas diárias de atividades educacionais, realizadas em grande parte nas próprias escolas.

Em Maringá o Mais Educação oferece atividades de acompanhamento pedagógico, artes, e de esportes, e parcerias com outras secretarias como a de Assistência Social, Esportes, Cultura e Meio Ambiente, além da participação de entidades da sociedade civil como SESI, Sesc e outras empresas que contribuem com espaços físicos para o desenvolvimento de atividades com as crianças.

A maioria das 21 escolas onde funciona a jornada ampliada, também abre as portas à comunidade, um domingo por mês oferecendo atividades artísticas e culturais, bem como serviços de saúde e cidadania com a iniciativa do programa municipal Escola Aberta, com a intenção de aproximar as escolas de suas comunidades.