CIDADE

Maringá lidera qualidade de gestão fiscal no Paraná e é oitava no Brasil

A qualidade de gestão fiscal realizada pela Prefeitura de Maringá foi a melhor avaliada de todos os municípios do Paraná e a oitava melhor do Brasil, segundo o índice Firjan de Gestão Fiscal, criado pelo Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro -Firjan. O estudo conclui que “a situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país”.

Maringá faz parte desse pequeno percentual de excelência na gestão fiscal que avalia cinco quesitos para concluir o índice de cada município: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.

O secretário de Gestão e Fazenda, José Luiz Bovo, comemora a posição de Maringá, única do estado do Paraná nos dez primeiros pontuados no ranking nacional. “Dos cinco quesitos avaliados tivemos conceito A em quatro, sendo que o último diz respeito a uma dívida que questionamos judicialmente e vencemos. Se o valor correto fosse considerado, estaríamos com certeza entre os cinco primeiros do Brasil, muito provavelmente entre os 3 primeiros. Isso demonstra que a gestão fiscal do município é feita com planejamento, controle, transparência e responsabilidade, e dentro da meta proposta. Tudo isso é possível graças ao comprometimento do prefeito Silvio Barros e do vice-prefeito Roberto Pupin com a população maringaense”, destacou.

Para o prefeito Silvio Barros a conquista é o reconhecimento do esforço que a administração municipal vem fazendo ao adotar o modelo de gestão fiscal responsável. “É um atestado de competência na gestão fiscal responsável, reforçando tudo aquilo que o secretário Bovo sempre fala nas audiências públicas de prestação de contas. É uma gestão regida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, com o princípio de nunca gastar mais do que se arrecada. E essa boa gestão resulta em mais investimentos em benefício da comunidade, Maringá se consolida como a cidade que mais investe no Sul do país. Também reforça o crescimento da economia, Maringá tem o segundo melhor índice no Paraná em desenvolvimento municipal, ficando atrás somente de Curitiba. Outro benefício que esse controle nos dá é o fato de podermos entregar a Prefeitura com superávit, com as contas em ordem, dinheiro em caixa e capacidade de endividamento para que o próximo prefeito tenha tranquilidade para administrar”, finalizou.

Ranking Paraná

1ª Maringá

2ª Pinhais

3ª Cascavel

4ª Toledo

5ª Quatro Barras
6ª Matinhos

7ª Alto Paraná

8ª Itaipulândia

9ª Curitiba

10ª Realeza

Ranking nacional

1ª Santa Isabel (GO)

2ª Poá (SP)

3ª Barueri (SP)

4ª Jeceaba (MG)

5ª Piracicaba (SP)

6ª Caraguatatuba (SP)

7ª Ourilândia do Norte (PA)

8ª Maringá (PR)

9ª Birigui (SP)

10ª Paraibuna (SP)