CIDADE

Parque do Japão recebe doação de Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês

Parque do Japão recebe doação de Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês
Recursos do Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês.
O prefeito Silvio Barros e dirigentes da OSCIP Parque do Japão Memorial Imin 100 receberam quarta-feira (14), no Consulado Geral do Japão em Curitiba, doação de recursos do Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês. O contrato garante o repasse de US$ 92. 077,00 para o Projeto de Compra de Veículos para o Curso de Formação Técnica Profissionalizante de Jardineiros e Paisagismo, realizado em parceria com Senai/PR.

Participaram da solenidade o prefeito Silvio Barros, o consul geral do Japão no Paraná, Noboru Yamaguchi, o presidente da OSCIP Parque do Japão, Massayoshi Siraichi, o vice-presidente, João Noma, a gerente de projetos do Parque do Japão, Mary Cristina Yoshii Fugou, e o vice-diretor de assuntos de jardinagem da OSCIP, Eduardo Suziki. Na oportunidade o consulado assinou contrato também com a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba disponibilizando US$ 81.281,00 para o Projeto de Melhoria do Ambiente de Estudo e do Serviço Médico de Curitiba.

O prefeito Silvio Barros falou da importância do parque para a comunidade japonesa e agradeceu pelo reconhecimento do governo do Japão. “O Parque do Japão é um agradecimento de todo povo brasileiro pelo muito que a comunidade japonesa representa para o País”, afirmou, lembrando do embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, que conheceu o parque e se mostrou impressionado com o jardim japonês.

Ao visitar Maringá no último dia 29 de fevereiro, o embaixador plantou um ipê branco e vistitou o Parque do Japão. “É o Parque mais bonito que já visitei. Nunca vi algo igual no Brasil. Estou impressionado com a grandeza, beleza e boa administração do local. Não esperava conhecer uma obra assim e relatarei ao príncipe Naruhito o que vi hoje aqui", elogiou Akira Miwa.

O Projeto de Compra de Veículos para o Curso de Formação Técnica Profissionalizante de Jardineiros e Paisagismo desenvolvido pela OSCIP Parque do Japão tem como objetivo a aquisição de uma caminhonete e um trator, para proporcionar melhor desempenho e resultado na formação dos alunos. O Parque do Japão possui cerca de 100 mil metros quadrados, onde o jardim japonês ocupa a sua metade.

A manutenção do Jardim Japonês exige conhecimento técnico sobre jardinagem e paisagismo japonês. Atualmente voluntários, inclusive alguns vindos do Japão para participar do mutirões e repassar conhecimento, fazem a manutenção do jardim japonês do parque. Outro objetivo do curso será formar pessoas carentes da região, que terão conhecimento sobre jardinagem típica japonesa.

As doações são viabilizadas através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês (Programa APC), cujos recursos provêm dos impostos pagos pelo povo japonês, e que visa promover auxílio no campo sócio econômico aos países em desenvolvimento por meio de ações nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e bem-estar social e meio ambiente e entre outras.