SUSTENTABILIDADE

Escolas Municipais terão ecoponto para receber óleo utilizado

A Prefeitura e o Instituto São Francisco renovarão nesta quinta-feira (15) a parceria do Programa Recicla Óleo que atenderá 45 escolas municipais para a conscientização do descarte correto de óleo de cozinha. Em 2011 mais de 20 mil pessoas entre alunos e professores, e um público indireto de 100 mil, participaram do programa. O evento será realizado às 9 horas, no Auditório Hélio Moreira.

O descarte incorreto de óleo de cozinha em pias, ralos e esgoto, está entre os principais agentes de poluição e contaminação da água potável. As escolas municipais que participarão do programa serão ecopontos, que terão recipiente especial para o armazenamento de óleo usado. Todo o material coletado será vendido para empresa de reciclagem e o valor repassado para uma entidade assistencial.

A secretária de Educação, Edith Dias, lembrou que o programa neste ano terá mais tempo para ser trabalhado, e espera que o projeto conscientize o maior número possível de pessoas. “Tenho certeza que o Recicla Óleo deste ano será um grande sucesso em nossa rede de educação. O trabalho que será realizado nas escolas municipais, influênciará os hábitos não só dos alunos, mas de toda a família, contribuindo para o descarte correto de óleo de cozinha e menos poluição no meio ambiente”, destacou.

O Programa Recicla Óleo, iniciado em 2008, já recolheu 82 mil litros de óleo, o que significa em termos de passivo ambiental, que 82 bilhões de litros de água deixaram de ser contaminados devido ao descarte correto.

O óleo de fritura pós-consumo pode ser reutilizado de várias formas, como óleo para asfalto, fertilizante, adubo, detergentes, desmoldante para compensados entre outros. Recolher o óleo e dar um destino correto também reduz a quantidade de gordura nas estações de tratamento de água e esgoto, reduzindo o seu custo em 45 %.