ECONOMIA

Japão e Paraná debatem possibilidade de investimentos no Estado

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, e o cônsul-geral Noburu Yamaguchi discutiram nesta quinta-feira (01) com o governador Beto Richa e secretários de Estado a possibilidade de o Paraná receber novos investimentos daquele país, a exemplo da fabricante de pneus Sumitomo e de outras 19 empresas de capital japonês existentes no Estado.

Miwa explicou que o povo japonês está pressionando o governo para acabar com as usinas nucleares, o que já reduziu bastante a oferta de energia às empresas japonesas. Cerca de 10 mil delas, entre pequenas e grandes, estariam buscando locais com energia farta para expandir suas instalações. E o Brasil cada vez mais chama a atenção no cenário internacional, disse o embaixador.

Akira Miwa também informou ao governador que o Paraná é o Estado brasileiro que recebe maior atenção nesta viagem que ele realiza pelo Brasil. Apenas aqui a prospecção não se resumiu às capitais – a comitiva visitou também Londrina e Maringá, onde vive a maior parte da colônia japonesa, a segunda maior do País.

O governador Beto Richa lembrou que tanto o Paraná quanto o Brasil devem muito ao Japão, e que está empenhado no estreitamento das relações com o país asiático. “Os japoneses têm um papel importante no desenvolvimento do Paraná, especialmente neste novo ciclo de industrialização que vive o Estado”, disse.