CAMPANHA

Carnaval sem Aids começa com blitz nesta quarta-feira

A Secretaria de Saúde inicia nesta quarta-feira (15), a campanha Carnaval sem Aids, com uma blitz organizada pela Unidade Básica de Saúde do Iguaçu. A blitz será realizada das 8h30 às 10h30 no cruzamento da avenida Luiz Teixeira Mendes com a rua das Camélias, com a distribuição de folhetos, preservativos e orientando sobre a importância da prevenção da Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Na quinta-feira (16), as atividades serão na Unidade de Saúde Maringá Velho, onde será oferecida a testagem convencional do HIV durante a manhã e distribuição de material informativo, brindes e preservativos. Na sexta-feira (17), a Secretaria de Saúde lança oficialmente a campanha Carnaval sem Aids, junto com a Carnaval sem Dengue, a Carnaval sem Drogas da SASC, e o Carnaval Samba na Praça, da Secretaria de Cultura.

Durante a solenidade na Praça Raposo Tavares será entregue o ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante - CTA e o veículo do Consultório de Rua. A ação na Praça Raposo Tavares vai até 17 horas, com testagem rápida do HIV, entrega de material informativo, brindes e preservativos à população, além de uma blitz no cruzamento das avenidas Brasil e Getúlio Vargas.

As campanhas prosseguem no sábado, dia 18 de fevereiro, a partir das 21 horas, com um arrastão da equipe da Coordenação DST/Aids. Serão percorridos os bares da região central e os clubes que promovem bailes de carnaval. Os agentes vão orientar os foliões sobre a importância da prevenção da AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.

No Carnaval Samba na Praça, realizado pela Secretaria de Cultura, equipes das Unidades Básicas de Saúde das regiões onde serão realizados os bailes fazem a orientação sobre prevenção aos foliões. Serão oito bailes entre os dias 18 e 21 de fevereiro, sempre das 20 às 23 horas. No dia 18 os bailes acontecem nos conjuntos Boaba Gato e Champagnat; dia 19 em Floriano e no Parque das Palmeiras; dia 20 entre o Conjunto Requião e o Jardim Paulista e Iguatemi; e no dia 21 no Madri e Herman Moraes Barros.

Consultório de Rua

Durante o lançamento das campanhas de carnaval a Secretaria de Saúde vai entregar o ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante e o veículo do Consultório de Rua. O ônibus do CTA vai levar o serviço do Ambulatório DST/Aids para os bairros e distritos de Maringá, participando de eventos e campanhas de prevenção.

O veículo do Consultório de Rua vai garantir mais agilidade no atendimento da equipe multiprofissional. O consultório atende moradores de rua quatro dias por semana, das 17 às 21 horas, abordando as pessoas que ficam nas ruas com exames, orientação e procedimento em saúde.

A campanha Carnaval sem Dengue de Maringá pretende atingir todos os públicos, com foco nos jovens gays de 15 a 24 anos, principal alvo da campanha do Ministério da Saúde para a festa deste ano. Dados do boletim epidemiológico de 2011 mostram que entre 1998 a 2010 houve um acréscimo de 10,1% de casos nesta população. O Slogan da campanha nacional é: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”.

Em Maringá os números demonstram que de 2010 para 2011 aumentou o índice de homens infectados com o vírus HIV, mudando a proporção que anteriormente era de 3 homens/1 mulher para 5 homens/1 mulher no final de 2011. Quanto à categoria de exposição observa-se que na população de 15 a 24 anos 22,7% são homossexuais, 13,6% são bissexuais e 59% heterossexuais, representando 1/3 da população nesta faixa etária que vive com HIV.