CARNAVAL

Carnaval Samba na Praça terá oito bailes em seis bairros e distritos

A Secretaria de Cultura já está com tudo pronto para realizar o Carnaval Samba na Praça. Durante quatro dias serão realizados 2 bailes por noite em 6 bairros diferentes da cidade e nos distritos de Iguatemi e Floriano. Os bailes, que começam no sábado (18), vão acontecer das 20 às 23 horas. A animação ficará por conta da Banda Via Som Brasil, que fez um ensaio na manhã desta segunda-feira (13) e volta a ensaiar na quinta-feira (16), às 15h30, no teatro Calil Haddad.

Além da festa popular, mais uma vez haverá a coroação do rei e rainha do Carnaval, que serão eleitos por um juri na abertura do Carnaval, no sábado (18), no Conjunto Champagnat (Avenida Tuiuti, entre as Ruas Rio Jordão e Rio San Martin). O público alvo são as famílias e também pessoas de diversas idades e a entrada é franca.

Cada show terá a duração de três horas. Os maringaenses poderão participar da festa com tranquilidade, pois os bailes contarão com uma equipe de seguranças e com o apoio da Guarda Municipal, garantindo assim a diversão para adultos e crianças que forem até os locais de apresentação.

O repertório será composto por marchinhas, samba de enredo, frevo, entre outras canções que prometem embalar a festa. A harmonia entre os músicos e a qualidade vocal e instrumental, sem recursos computadorizados, são alguns dos critérios utilizados na escolha da banda.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, convida a comunidade para participar dos bailes. “Esperamos receber toda a comunidade dos bairros nas noites de carnaval. A expectativa é reunir cerca de 3 mil pessoas em cada uma das noites. A população maringaense está convidada para muita animação, com consciência e alegria”, finalizou.

Concurso Rei e Rainha do Carnaval 2012

A Secretaria de Cultura abriu inscrições para o concurso do Rei e Rainha do Carnaval 2012 - projeto “Samba na Praça”. Para participar os interessados devem procurar a Secretaria, no Teatro Calil Haddad (avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes nº 2.500), das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, até o dia 17 de fevereiro. As inscrições são gratuitas.

A inscrição deve ser feita pessoalmente pelo candidato que apresentará cópia do documento de identidade (RG), junto com o original e comprovante de residência. O candidato somente será aceito com a apresentação de todos os documentos exigidos. Também serão aceitas inscrições feitas no dia e local do concurso.

Para se inscrever o interessado precisa ser brasileiro, ter entre 18 e 45 anos, residir em Maringá e ter disponibilidade para cumprir os compromissos carnavalescos estabelecidos pela Comissão Municipal do Carnaval.

O julgamento será durante a abertura do Carnaval no dia 18 de fevereiro de 2012, no Conjunto Champagnat - Av. Tuiuti entre a Rua Rio Jordão e Rua San Martin, por uma Comissão Julgadora escolhida pela Secretaria da Cultura.

Ficará a critério dos candidatos a escolha do figurino a ser utilizado no dia do concurso. Os participantes receberão notas de cinco a dez, conforme os seguintes itens: beleza; simpatia; alegria e samba no pé.