EVENTO

Festa de Folia de Reis bate recorde de público com mais de três mil pessoas

Mais de três mil pessoas assistiram a festa de Folia de Reis realizada no último sábado (14), no salão da Capela Nossa Senhora Aparecida do Conjunto Requião, superando o público dos anos anteriores. O evento, parceria entre a Secretaria de Cultura e Companhia de Reis Unidos com Fé, resgata a tradição popular encerrando as comemorações do Natal, com a chegada da Bandeira dos Três Reis Santos.

Após a tradição de visitas domiciliares levando a mensagem do nascimento do menino Jesus, as famílias se reúnem para cumprir o ritual tradicional da chegada da bandeira, uma grande festa popular, com reza, cantoria e jantar gratuito à comunidade.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, agradeceu a participação da comunidade e lembrou que a festa emociona e une famílias. “Devemos manter viva essa manifestação folclórica que faz parte da formação da identidade cultural brasileira. Além de reunir várias gerações de famílias, a festa promove uma mensagem de amor e fraternidade”, destacou.

A Folia de Reis é uma festa popular de caráter religioso e cultural, no qual grupos religiosos de cantores e músicos trajando fardamento colorido percorrem as ruas entoando cânticos que relembram a viagem dos três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – para dar as boas vindas ao menino Jesus recém-nascido.

Fundada em março de 1990, a Companhia de Reis Unidos com Fé atualmente é reconhecida como a melhor do Norte do Paraná, tendo conquistado vários prêmios.