SEGURANÇA

Primeira operação da Patrulha do Som neste ano detém dois veículos

Dois veículos foram detidos e encaminhados ao pátio da Guarda Municipal na primeira operação da Patrulha do Som de 2012, desenvolvida no último final de semana.

Os veículos foram apreendidos por apresentar volume de som acima da intensidade permitida e por perturbar o sossego de moradores.

Na sexta-feira, dia 13, a operação teve de ser cancelada por conta do tempo chuvoso. No sábado (14) a mobilização das equipes ocorreu das 22h30 até as 3 horas da madrugada com a detenção dos dois veículos. No domingo, dia 15, a fiscalização foi desenvolvida das 15h00 às 20h00, com patrulhamento em vários bairros da cidade.

Segundo o diretor da Guarda Municipal, Paulo Mantovani, “tanto no sábado quanto no domingo a central de atendimentos recebeu diversas denúncias referentes à perturbação da ordem e do sossego em residências”.

Entre os procedimentos adotados pelas equipes estiveram a aferição do volume do som, vistoria dos veículos e sua documentação e aplicação de multa aos infratores.

“Para a retirada dos veículos e dos equipamentos apreendidos os condutores devem estar acompanhados de um técnico de instalação de som de empresa devidamente estabelecida e apta a emitir notas fiscais de prestação de serviço”, diz Mantovani.

A operação Patrulha do Som procura conter a poluição sonora provocada por veículos, além de bares, lanchonetes, locais públicos com aglomerações, festas em residências, chácaras de lazer e empresas.

A fiscalização integrada é desenvolvida por meio de parceria entre a Prefeitura de Maringá, Conselho Comunitário de Segurança, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Civil, Guarda Municipal e Secretaria de Transportes (Setran).